21 de abril de 2020 às 08h23min - Por Mário Flávio
Especial Brasília 60 anos. Sérgio Lima/Poder360 13.04.2020

Do Poder 360

Em um cenário impróprio para a realização de festas, Brasília, a capital do país, comemora 60 anos nesta terça-feira (21). Localizada no Distrito Federal, a cidade sexagenária passará seu aniversário em isolamento, assim como é recomendado especialmente às pessoas acima dessa faixa etária devido ao risco do contágio do novo coronavírus, causador da covid-19.

Apesar da inauguração em 21 de abril de 1960, a história de Brasília começou oficialmente em 19 de setembro de 1956, quando o então presidente Juscelino Kubitschek assinou o documento de sanção da Lei 2.874/1956, que determinou a mudança de local e a construção da nova capital federal –antes localizada no Rio de Janeiro (1763-1960).

Hoje o que marca a história de Brasília são as assinaturas de decretos que determinam a restrição de serviços e as orientações de distanciamento social. Atualmente, há 875 casos confirmados de covid-19 na Unidade Federativa e 24 mortes foram registradas (veja detalhes no fim do texto).

Antes da pandemia chegar ao Brasil, o governo do Distrito Federal estimava 1 investimento público de cerca de R$ 3 milhões, além de outros recursos de patrocínio da iniciativa privada, para as comemorações do aniversário da capital.

Em 1º de abril, no entanto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou, por meio de decreto (eis a íntegra – 178 KB), o adiamento da festa comemorativa dos 60 anos de Brasília. A medida ocorreu 21 dias depois da suspensão das aulas em escolas da capital –a 1ª determinação de restrição social do Distrito Federal e do país para o enfrentamento do coronavírus.

As comemorações de aniversário contariam com o tradicional show de música de artistas locais e de projeção nacional. De acordo com a assessoria do governo do Distrito Federal, a ideia este ano seria a de reunir as “bandas consagradas” no país que tiveram sua origem na cidade. Também haveria uma programação de eventos culturais, desde exposições de arte até lançamento de 1 selo comemorativo para envio de cartas.

Segundo a assessoria, ainda não há data para a realização da festa, mas esta deve ser remarcada para quando a região voltar à normalidade, o que não tem previsão. Por enquanto, Brasília segue em quarentena. Comemorações só por meio virtual.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro