17 de novembro de 2020 às 07h37min - Por Mário Flávio

O resultado das eleições em Pernambuco aponta seis municípios com candidaturas a prefeitura em sub judice. As cidades de Capoeiras, Itamaracá, Palmares, Palmeirina, Pesqueira e Tuparetama aguardam o resultado final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com relação aos votos computados para apontar o resultado final.

Segundo a lei das eleições, a validade dos votos dados a candidatos nessa condição fica condicionada ao eventual deferimento do registro. Em Itamaracá, a situação é indefinida para Paulo Batista (Republicanos).

Já Palmares aguarda resultado para Júnior de Beto (PP). O mesmo acontece em Palmeirina, com o candidato Eudson Catão (MDB); em Pesqueira, com o Cacique Marquinhos (Republicanos); em Tuparetama, com o candidato Sávio (PTB); e, em Capoeiras, com o candidato Dudu (PL).

A candidatura ganha o status de sub judice quando é alvo de disputa jurídica, sendo resolvida depois de recursos avaliados pelo TSE. Segundo o diretor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Orson Lemos, neste ano, o TSE passou a divulgar o número de voto dos candidatos, mesmo eles em situação sub judice, por questões de transparência.

Ainda segundo Orson, essa classificação se dá por vários motivos em relação a problemas com a justiça eleitoral. mas não é uma situação definitiva. Ou seja, aguarda julgamento e divulgação do resultado.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro