A governadora Raquel Lyra (PSDB) concedeu entrevista na manhã dessa segunda-feira (04) ao Bom dia Pernambuco e abordou diversos assuntos. Sobre a área de segurança, a governadora disse que vai criar a Secretaria do Sistema Penitenciário, que teve mais de 6 mil menções no portal do governo de Pernambuco.
Ela ainda citou a nomeação de 350 policiais penais e falou sobre a previsão da realização de um novo concurso, ainda sem data divulgada pelo governo, mas com a garanta a contratação de 3400 policiais militares, civis e bombeiros. No entanto, a tucana não citou a nomeação dos concursados de 2018, que esperam pela nomeação.
Para lidar com a quantidade de delegacias sem delegados titulares no estado, Raquel disse que o governo investiu em delegacias virtuais, onde há um delegado de plantão e não precisa do deslocamento policial até o local do crime.
“A gente perdeu muitos policiais ao longo do tempo, e como não havia concursos permanentes, a gente perdeu força do trabalho. enquanto não complementamos, conseguimos criar o programa Pernambuco Seguro, colocando 30% do efetivo a mais nas ruas, e é assim que a gente vai agir enquanto não contratamos novos profissionais”, disse.