Diante da confirmação da fusão dos partidos PPS e PMN nessa quarta (17), que desponta em uma nova sigla, Mobilização Democrática (MD), o quadro político desses dois partidos ganha uma nova dimensão também em Caruaru, assim como em outros municípios pernambucanos, com a possibilidade de fortalecimento de base partidária, com três vereadores, Jajá, pelo PPS, Neto e Rozael, pelo PMN. Segundo o secretário municipal do PPS em Caruaru, Esequias Alcântara, será um momento de ampliar o número de filiados e um dos nomes cogitados para integrar a MD seria Val, líder da oposição na Câmara Municipal, o qual há algum tempo avaliar deixar ou não o Democratas.
Mais sobre a fusão em PPS e PMN confirmam fusão e criam o partido Mobilização Democrática
Ezequias disse ao blog que pretende conversar com o vereador para estudar as chances disso. “Esse pensamento existe, aguardávamos o desenrolar desse processo e eu já vinha acompanhando os discursos do vereador Val e sobre seu desejo de ser candidato a deputado estadual. Com esse fato, isso nos dá uma abertura de conversar com ele, por intermédio de sua assessoria e estamos com as portas abertas tanto para ele, quanto para os outros edis que desejem vir para a nova sigla”, explicou o secretário.
Ele ressaltou ainda que também havia a possibilidade de lançar o suplente do vereador Jajá, Carlinhos da Ceaca, como candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa. “Também é um pensamento nosso, já havia essa possibilidade de conversar com ele, que é um dos filiados dos quais nos orgulhamos e estávamos esperamos o momento certo de discutir essa possibilidade. Existe uma vontade do PPS, agora MD, de fortalecer a legenda em nível estadual e nacional e tínhamos em mente de ter um candidato representando Caruaru. Com essa fusão o espaço para pleitear isso será ampliado”, completou.
O principal planejamento do diretório municipal do PPS gira em torno justamente de ampliar o quadro político e Esequias ainda elogiou a atuação dos atuais vereadores do PMN no município. “Estou muito feliz com o resultado dessa fusão. Isso já vinha sendo discutido desde antes das eleições passadas, inclusive nas reuniões do Diretório Estadual. É com muita satisfação que receberemos os companheiros Rozael do Divinópolis e Neto, sabemos da importância dos dois através de seus trabalhos na Câmara. Quanto ao processo de estruturação das legendas em nível local, vamos saber exatamente como será feito isso na próxima semana. Vamos discutir isso junto com a Estadual. Não sei se isso será por meio de resolução, ou ofício, mas vamos organizar nosso partido. Inclusive, quero agendar com os vereadores uma reunião de boas vindas e, quem sabe, um café da manhã para reunir os parlamentares”, reforçou.
É preciso ponderar, no entanto, que nessa reestruturação partidária, Jajá pode ficar de fora, já que desde março ele vinha demonstrando insatisfações com o diretório municipal do PPS, enquanto a secretaria municipal também não demonstra ter uma boa relação com o vereador. Em paralelo, atualmente o PPS tem 690 filiados registrados, número que pode estar sujeito a alterações, tendo em vista que a legenda em Caruaru, até antes da fusão, não havia feito um recadastramento dos membros da sigla. O partido Mobilização Democrática terá o número 33 e será registrado em cartório na manhã de hoje.