Após ter duas reuniões com investigados pela PGR (Procuradoria Geral da República) por organizar atos antidemocráticos no 7 de Setembro, a secretária Especial de Articulação Social, Gabriele Araújo, foi demitida do governo nesta quarta-feira (27) como consta no Diário Oficial da União.
As reuniões ocorreram uma semana antes de uma operação da Polícia Federal contra Zé Trovão, Sérgio Reis e outras pessoas investigadas na operação. Em 10 de agosto, ela se encontrou com o presidente da Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) Antônio Galvan que é investigado por participar de reunião em que uma invasão ao Supremo Tribunal Federal foi discutida. No dia seguinte, Gabriele recebeu no gabinete, três pessoas que seriam investigadas pela PGR: Juliano da Silva Martins, Turíbio Torres e Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão.
A secretaria Especial é subordinada a Secretaria de Governo, comandada pela ministra Flávia Arruda. Na época que os encontros foram descobertos, foi comunicado que as reuniões com a sociedade civil faziam parte das obrigações da pasta. Além disso, Zé Trovão se entregou à PF nesta quarta-feira (26). Ele teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes em setembro deste ano e estava foragido.