17 de outubro de 2013 às 08h25min - Por Mário Flávio

NOTA SOBRE A CRIAÇÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DE VEREADORES

“A Secretaria Municipal de Saúde recebe de forma positiva a iniciativa da Câmara Municipal de instalação de uma Comissão Especial para apurar fatos ocorridos na Casa de Saúde Bom Jesus. É importante que o Poder Legislativo conheça os serviços prestados e as providências de aperfeiçoamento do atendimento implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Entre elas, citamos a abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), pela Secretaria de Administração; abertura de processo de auditoria interna, pelo componente municipal do sistema nacional de auditoria do Ministério da Saúde; e ainda a criação de uma Comissão de Trabalho para elaborar a linha de cuidados e assistência ao pré-natal, parto e puerpério, com foco na humanização da atenção às gestantes.

Vale destacar que nesta quarta-feira, 16, iniciamos o processo de celebração do Convênio de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Caruaru e a UFPE – Centro Acadêmico do Agreste (Faculdade de Medicina) para requalificar a Casa de Saúde Bom Jesus, transformando-a em Maternidade Escola Modelo. Isso significa a implantação de novas formas de trabalho, com mudança nos fluxos, nos protocolos clínicos e, sobretudo, no aprofundamento do processo de humanização das condutas profissionais.

Destacamos, ainda, que foi criado um Grupo de Ouvidoria Especial, que já está atuando na escuta qualificada das gestantes e seus familiares. Foi ampliado o número de enfermeiras obstetras no serviço de Acolhimento com Classificação de Risco e já foi alocado um espaço para a Casa de Acolhimento à Gestante, nas proximidades da maternidade, para que as mulheres que vêm de localidades mais distantes tenham onde ficar enquanto esperam a evolução do parto.

Essas medidas reforçam nossa decisão de enfrentar as situações com transparência e responsabilidade. Todas as mudanças – de curto, médio e longo prazo – visam criar condições cada vez mais seguras e favoráveis para os usuários da rede municipal de saúde.

Nesse contexto, a Comissão Especial formada por vereadores representa mais uma linha de análise e apuração dos fatos, a qual, esperamos, que venha contribuir com sugestões consistentes e oportunas, gerando esclarecimento e mais confiança da população nos agentes políticos e nos gestores públicos.”


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro