“O São João de Caruaru é uma festa para todos os gostos”, diz Zé Queiroz

Mário Flávio - 25.06.2012 às 10:47h

A prefeitura de Caruaru segue com sua divulgação de que o São João 2012 bate todos os recordes de público. Isso por conta dos dados oficiais que apontaram nas quatro semanas de festa que a rede hoteleira de Caruaru esteve quase ou totalmente lotada, além da previsão do secretário de Desenvolvimento Econômico, Franco Vasconcelos, que acredita que a movimentação financeira em torno da festa deverá crescer em pelo menos 10%, em comparação aos resultados obtidos em 2011. Sobre isso, o prefeito Zé Queiroz (PDT) diz que se deve ao reconhecimento nacional da festa como um evento para todos os gostos.

“Eu diria que foi o cuidado que a Fundação de Cultura teve, com nosso companheiro José Pereira, na concepção e interpretação de nossa administração de fazer com que o São João a cada ano alcançasse mais qualificação. Com isso, se irradiou pelo Brasil a fora que o São João de Caruaru é uma festa  de todos os gostos. Depois, a gente soube comportar uma seleção de ano pra ano que representava a diversidade cultural, sem perder a predominância do forró. Pra você ter um balanço da grade, temos 90% de forró, 10% de diversidade, que é quase forró, como o sertanejo etc. Então, foi isso que fez que nós tivéssemos uma evolução, para que nesse 4º ano, fechando meu período de administração, tivéssemos um recorde total”, salientou Queiroz.

O prefeito também explicou que esse São João está servindo como portfólio turístico, antevendo a proximidade da Copa do Mundo. “Depois, a gente teve o cuidado para saber que essa era a vitrine para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Não tinha como ser diferente, tinha que dar certo. O São João tinha que fechar com chave de ouro esse ciclo junino, depois de 2009, 2010 e 2011. E observe bem, tivemos sorte: os 100 anos de Luiz Gonzaga, os 50 anos de Azulão. Soubemos mesclar aquele que sabia cantar a alma do povo com a de outro que sabe cantar a alma do caruaruense. Tudo isso foi tempero para que a gente fosse ajustando esse São João. Vamos para a quinta semana e todos serão testemunhas de que ela será maior que as anteriores”, finalizou.

No ano passado, o São João fez circularem R$ 181 milhões na economia local, atraindo 1,2 milhão de visitantes e gerando 10 mil empregos. Os dados foram apontados em pesquisa realizada pela Prefeitura que ouviu mais de mil pessoas.