Teve abertura na noite do último sábado (02) a exposição coletiva Cores da Terra, no galpão da Estação Ferroviária. O projeto foi aprovado pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, via edital municipal, e tem coordenação geral e expografia do artista plástico Humberto Botão, proponente do projeto, com apoio da Associação dos Artistas Plásticos de Caruaru (AAPC). A mostra traz uma seleção de obras que possibilita passear por vários momentos da arte. Ao todo são 16 artistas expositores e 31 obras nos suportes de pinturas, esculturas e instalações, com curadoria da recifense Morgana Maria Brandão.
“Essa é uma exposição com uma vasta mistura de cores, talentos e expressões formando uma paleta diversificada e única, mas ao mesmo tempo harmônica, por trazer em uníssono o amor à cidade de Caruaru”, destaca Brandão.
Essa é a primeira vez, em 18 anos, que a mostra é organizada pela própria categoria, possibilitando autonomia e fortalecimento da categoria. “O projeto foi pensado para proporcionar um ambiente que dignifique a obra e o artista, possibilitando uma relação qualitativa obra-artista-visitante. Buscamos oferecer aos artistas locais uma estrutura digna de uma exposição de artes plásticas em qualquer parte do país, que respeite criação e criador”, afirma Humberto Botão.
Além da exposição, o projeto contempla a realização de duas rodas de diálogo e formação. A primeira delas foi realizada na tarde do sábado (02), com moderação da curadora Morgana Brandão, que desenvolveu conversa sobre a arte contemporânea. A segunda delas, com data a definir, contará com participação de um artesão local, dialogando sobre a cultura caruaruense do barro. Considerando a descentralização dos festejos juninos, o projeto também abarca a ação Pintando o São João, que prevê a intervenção de um artista plástico em um dos polos descentralizado, no dia 24 de junho, retratando o evento.
“Cores da Terra busca contribuir com o fortalecimento, fomento e incentivo da categoria, proporcionando formação e troca de saberes entre artistas. É aberto, também, para qualquer cidadão ou cidadã com interesse no tema, construindo uma cultura de empoderamento e valoração artística”, conclui o coordenador.
Exposição Cores da Terra
Coordenação Geral: Humberto Botão
Curadoria: Morgana Maria Bradão
Produção: Regina Lúcia
Expografia: Humberto Botão
Montagem: Wellington Barros, Josélito Vasconcelos, Marcus Firmo
Fotografia das obras: Wilson filho
Monitores: Wellington Barros, Rose Medeiros, Sâmara Camilla.
Manutenção: Silvânia Maria
Expositores:
Enoque Santos
Glauber Fábio
Hector Luiz
Humberto Botão
J. E Ramos
Jorge Souza
Josélito Vasconcelos
Lammech
Marcio Ferreira
MarcusFirmo
Marluce Barbosa
Michele Giaretta
Petrus Pessoa
Regina Lúcia
Shivo Araújo
Zenilda Bezerra