31 de maio de 2017 às 08h52min - Por Mário Flávio
A abertura do São João neste sábado contará com show de Elba Ramalho

A abertura do São João neste sábado contará com show de Elba Ramalho

Começa neste sábado (3) oficialmente o São João de Caruaru. Este ano, serão 17 polos de animação distribuídos na cidade e na zona rural. O São João de Caruaru de 2017 terá mais de 400 apresentações. O forró começa no Polo Alto do Moura. Em um palco montado na Avenida Mestre Vitalino, haverá shows de Douglas Leon, Banda Topázil, André Lins e Lucas Medeiros. A programação começa às 10h.

Além da música e dos trios pé de serra nos restaurantes, os visitantes poderão conhecer a Casa Museu Mestre Vitalino e o Memorial Mestre Galdino, que abrirão durante todo o dia. À noite, a festa chega aos outros polos. A abertura oficial será realizada pela prefeita Raquel Lyra e pelo presidente da Fundação de Cultura, Lúcio Omena, às 18h, na Estação Ferroviária.

Na cerimônia, haverá apresentação de quadrilhas, grupos de dança, trios pé de serra e bacamarteiros, além da participação de autoridades. Em seguida, começam as apresentações no Polo das Quadrilhas.

Para os amantes da poesia, o destino certo é o Polo do Repente. Neste sábado, às 18h30, apresentam-se os repentistas Severino Feitosa e Severino Leonel, além do declamador Espingarda do Cordel. No Polo Juarez Santiago, que também funciona na estação, a animação será feita por Trio Zezé e Zezita, Trio Baú dos 8 baixos, Trio Forrozando de Ouro e Sebastião Silva.

A festa rola solta, também, no Polo Forró do Candeeiro. A partir das 20h, sobem ao palco Trio Boa Sorte, Wellington Caruaru, Banda Garotos do Forró e Regis Pietro, que já foi homenageado no São João.

Quem abrirá a noite de shows, no Pátio do Forró, será o Maestro Mozart Vieira e a Orquestra de Pífanos de Caruaru. A festa começa às 20h. Em seguida, sobe ao palco a paraibana Elba Ramalho, que trará um repertório especial para a capital do Forró. Na sequência, se apresentam os meninos da Banda Fulô de Mandacaru. Para fechar a noite, o retorno de Alcymar Monteiro, distante dos festejos juninos há quatro anos. Os shows no pátio terminam às 3h.

No domingo (4), o arrastapé tem início, às dez da manhã, no Polo Alto do Moura, com apresentação da Banda de Pífanos Cultural de Caruaru, Elida, Banda Pingo D’Água, Rodrigo Raposo e Forró Topado. Para quem gosta de poesia, a partir das 17h, na Estação Ferroviária, o Polo do Repente tem apresentações com os repentistas João Lourenço e Rogério Menezes e o declamador Raudênio Lima. Também na Estação, às 20h, no Polo das Quadrilhas, apresentam-se grupos de danças, quadrilhas tradicionais e estilizadas. Para quem busca um espaço mais tranquilo para dançar forró, a pedida é o Polo Juarez Santiago, que reunirá diversas manifestações culturais, com shows de trios de forró pé de serra, bandas de forró estilizado, orquestras e bandas de pífanos. Neste domingo, a partir das 20h, apresentam-se Trio Labareda, Forró de Rabeca Brasil e Trio Coroado.

A noite também será de muita animação e forró, no Polo do Candeeiro, localizado no Parque de Eventos Luiz Gonzaga. A partir das 20h, sobem ao palco Trio Chamego Bom, Forró Capital Nordestina e Banda Forró Cigano. Já no palco do Pátio do Forró, também a partir das 20h, apresentam-se a cantora Joana Angélica, uma das homenageadas do São João deste ano, a banda Saia Rodada, o cantor Jorge de Altinho e a banda Aviões do Forró, que se apresentará pela primeira vez em Caruaru sem a cantora Solange Almeida, que agora segue carreira solo.

PROGRAMAÇÃO FIM DE SEMANA

SÁBADO (3 DE JUNHO)
ALTO DO MOURA
10h – Trio Tabajara
12h – Trio Forrozaga
14h – Banda Contemporânea de Pífanos
15h15 – Savinho do Acordeon
16h30 – George Silva

POLO DO REPENTE
17h – Reginaldo Feitosa e Luciano Leonel
18h – Espingarda do Cordel

POLO JUAREZ SANTIAGO
20h – Trio Zezé e Zezita
21h30 – Trio Baú dos 8 baixos
22h45 – Trio Forrozando de Ouro
0h – Sebastião Silva

FORRÓ DO CANDEEIRO
20h – Trio Boa Sorte
21h45 – Wellington Caruaru
23h20 – Banda Garotos do Forró
1h – Regis Pietro

PÁTIO DO FORRÓ
20h – Orquestra de Pífanos de Caruaru e Maestro Mozart Vieira
21h30 – Elba Ramalho
23h00 – Fulô de Mandacaru
0h30 – Alcymar Monteiro

DOMINGO (4 DE JUNHO)

POLO DO ALTO DO MOURA
10h – Banda de Pífano Cultural de Caruaru
12h – Elida
14h – Banda Pingo D’Água
15h15 – Rodrigo Raposo
16h30 – Forró Topado.

POLO DO REPENTE
17h – João Lourenço x Rogério Menezes (repentista)
18h – Raudenio Lima (declamador)

POLO JUAREZ SANTIAGO
20h- Trio Labareda
Forró de Rabeca Brasil
Trio Coroado

FORRÓ DO CANDEEIRO
20h – Trio Chamego Bom
21h – Forró Capital Nordestina
22h – Naldo Lima
23h – Banda Forró Cigano

PÁTIO DO FORRÓ
20h – Joana Angélica
21h – Saia Rodada
22h – Jorge de Altinho
23h – Aviões do Forró


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro