2 de junho de 2013 às 09h55min - Por Mário Flávio
Aplicativo para android foi desenvolvido por estudante da UPE

Aplicativo para android foi desenvolvido por estudante da UPE

A festa junina na Capital do Forró está se adaptando aos dispositivos móveis. A prefeitura de Caruaru lançou no final de maio app oficial com os dados do São João 2013 [clique aqui para baixar] . Mas outras iniciativas, específicas para sistemas Android e IOS, já circulavam na rede, disponíveis para download. Em plataformas de desenvolvimento distintas, os apps lançados têm em comum informações sobre a programação, guia gastronômico, rede hoteleira, entretenimento e serviços públicos.

Um deles  foi desenvolvido por uma parceria entre as empresas caruaruenses FAS Tecnologia, Evolution e MeetCoWorking, e está disponível para smartphones com sistema Android, através do Google Play (clique aqui para fazer o download). Um dos desenvolvedores do aplicativo, o estudante da UPE em Caruaru, Levi Saturnino, explicou que vinha estudando a viabilidade do projeto para o São João de Caruaru. “Eu já vinha acompanhando aplicativos similares, como em Campina Grande. Eu comecei a estudar o sistema Android, plataforma da qual eu gosto muito e depois eu procurei parcerias com empresas daqui e dei a ideia de lançar um aplicativo que apresentasse a programação junina, dicas de restaurantes, locais turísticos e empresas de Caruaru. O plano seria então procurar empresas para fazer divulgação no aplicativo e nós já fechamos com a algumas empresas. A cada nova parceria, fazemos uma atualização”, contou Levi, que comentou ainda que seu app será divulgado pelo portal www.caruaru.com.br. Quatro dias após ser lançado na web, desde o dia 24 de maio, o aplicativo já havia alcançado 300 downloads.

O outro aplicativo foi desenvolvido por Gustavo Villarim, da empresa appnow, exclusivamente para o sistema IOS (clique aqui para fazer o download). O software já está disponível para download e, na página da empresa o slogan que promove o app cita que se trata do primeiro do tipo a ser lançado para o São João de Caruaru este ano. Segundo o diretor de criação da empresa, André Medeiros, o projeto partiu de uma ideia despretensiosa. “Somos uma startup e recentemente fomos incluídos em um projeto de incubação de uma instituição de Barcelona, que nos deu o suporte de contatos comerciais para fortalecer o desenvolvimento dos aplicativos. Nós não conseguimos contato com órgãos públicos, como a prefeitura municipal, para estabelecer algum tipo de parceria, mas firmamos apoios comerciais com uma série de empresas em Caruaru”, explicou.

Ainda segundo Gustavo, a recepção do projeto foi melhor do que o esperado por estimular a divulgação turística da cidade. “A gente desenvolveu o aplicativo para facilitar a vida dos turistas e dos próprios caruaruenses, que terão a disposição uma ferramenta com diferentes dicas sobre os polos de atrações na cidade. A receptividade foi espetacular, porque nós começamos a entrar em contato com as empresas e a ideia foi bem aceita logo de cara por vários empresários. E isso acompanha a velocidade de divulgação da internet, já que da sexta até  o domingo à noite [dia 27 de maio], já havia 280 downloads registrados do aplicativo”, explicou. Levi Saturnino também concorda com a carência de divulgação via mobile dos eventos turísticos locais. “Há uma carência nessa área. Sempre se divulgam folders ou pelos sites institucionais, mas falta ainda o investimento em dispositivos móveis”, completou o desenvolvedor.

Aplicativo para IOS foi desenvolvido por Startup pernambucana

Aplicativo para IOS foi desenvolvido por Startup pernambucana


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro