Rosa Amorim cria projeto de lei criando dia do brega funk em Pernambuco

Mário Flávio - 13.02.2025 às 10:57h

A parlamentar Rosa Amorim (PT) protocolou nesta quarta (12) um Projeto de Lei que torna o dia 21 de março o Dia Estadual do Brega Funk. “Mais que um ritmo, o brega funk se tornou um movimento político de resistência nas periferias contra a desigualdade, violência e racismo”, explica a parlamentar.

A data homenageia Elloco, da dupla Shevchenko e Elloco, um dos expoentes do brega funk que ano passado faleceu em 21 de março de 2024 em uma morte precoce e que deixou todos os músicos e artistas do ritmo em luto.

O projeto é também uma resposta ao conservadorismo, já que também tramita na casa o Projeto de Lei nº 2492/2025, que proíbe o brega funk nas escolas, impondo multas abusivas de até 10 salários mínimos aos professores que permitirem que as músicas e coreografias sejam feitas em ambientes escolares.

“O brega funk salva vidas. Muitos jovens têm a oportunidade de iniciar a carreira como MC’s, dançarinos, produtores… Por isso acreditamos que proibir o ritmo nas escolas não é uma solução. O que podemos fazer é pensar em como o brega funk pode ser um aliado nos processos de aprendizagem e de valorização da cultura de periferia”, finaliza a deputada.