Revitalização do Centro foi tema de novo debate em Caruaru 

Mário Flávio - 15.03.2017 às 19:48h


Na manhã desta quarta-feira (15), representantes das entidades de classe da cidade – Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL) e Sindicato dos Lojistas do Comércio do Caruaru (Sindloja) – além de coordenadores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFavip DeVry, se reuniram no Centro Administrativo para tratar do projeto de revitalização do centro da cidade.

A conversa foi iniciada com a prefeita Raquel Lyra na última quinta-feira (09), quando essa mesma representação apresentou pesquisa realizada com comerciantes, comerciários e transeuntes sobre a intenção de revitalizar o centro da cidade. Neste segundo encontro, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão Rubén Pecchio representou a Chefe do Executivo Municipal.

O presidente da CDL, Márcio Porto, falou que o intuito é trabalhar esse projeto em consonância com o poder público, a partir do que for definido entre os envolvidos. “Se a intenção for transformar a Rua Duque Caxias em um calçadão exclusivo para pedestres, nortearemos o projeto para isso, caso contrário, seguiremos outra linha de raciocínio, levando sempre em consideração o melhor para a população”, diz.

Por enquanto, o que ficou definido é que uma nova reunião será realizada na próxima semana, com a presença da secretária de Urbanismo e Obras, Nyadja Menezes; do presidente da Destra, Coronel Hermes Melo e do secretário de Ordem Pública, Coronel Luiz Aureliano. Com isso, o objetivo é seguir com o projeto, já que tudo está caminhando conforme planejado. “Constatamos que a intenção da prefeitura é revitalizar o centro, só falta definir qual o norte será tomado”, acrescenta Márcio.
Quanto aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFavip DeVry, eles serão convocados a participar da discussão através do concurso de ideias, que será realizado por meio de parceria com a CDL Caruaru e a UniFavip DeVry. “Já estamos com o edital de convocação pronto. Faremos as alterações pertinentes, segundo o que foi discutido na reunião de hoje, para poder torná-lo público”, comentou a professora Nancy Nery.

Com o andamento da discussão com a Prefeitura de Caruaru será sugerido à formação de um grupo de trabalho com representantes de todas as entidades envolvidas para que o projeto possa ser mais bem assistido. Além do mais, os representantes terão voz na escolha dos grupos de alunos vencedores do concurso que apresentará as soluções que integrarão o projeto de revitalização do centro de Caruaru.