20 de janeiro de 2016 às 18h16min - Por Mário Flávio

  
O quarto dia (21) de conferências do projeto Muda Palmares recebe esta quinta-feira a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Fernanda Ramos Coelho. O tema debatido será “Agricultura Familiar” e abordará as contribuições do Governo Federal este desenvolvimento. Um debate relevante, considerando a vocação agrícola da região e as dificuldades pela qual passa a atividade econômica ligada à cana-de-açúcar historicamente a principal. O evento acontece no Centro de Treinamento João XXIII, na av. Frei Caneca, Centro de Palmares. O encontro iniciou na segunda-feira (18), com abertura da ex-secretária de educação do Recife, Malú Aléssio. No segundo dia, palestraram João Paulo Lima e Silva (Superintendente da SUDENE) e Jaime Alheiros (secretário executivo de coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) e segue até a sexta-feira (22).

No terceiro dia da conferência (20), Gustavo Couto (ex-Secretário de Saúde do Recife) apresenta contribuições sobre a saúde pública, num contexto do município como referência para a região, para onde acorrem pacientes de 16 municípios do entorno e onde funcional o Hospital Regional de Palmares.

Para finalizar a Conferência, na sexta-feira (22), Maurílio Ferreira (representante da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República) atualiza Palmares e Região no mapa do orçamento federal e Amanda Aires (Gerente de Inovação e Novos Negócios da Perpart) faz uma análise das finanças do município, instrumentos de planejamento e gestão e realidade atual.

INSTITUTO – O SOS Polis foi fundado em 2011,com sede no Recife e com uma sub-sede em Palmares, chegando ao município pouco tempo após a cheia de 2010, que devastou a cidade. Inicialmente, realizou ações que pudessem ajudar na superação das dificuldades enfrentadas pela população, fortemente atingida pela tragédia. Naquela época, realizou atividades voltadas para formação profissional dos moradores de Palmares, oferecendo cursos e também atividades de apoio aos movimentos sociais do município. O mais emblemático foi o apoio à Agricultura Familiar e a Feira da Economia Solidária.A atual direção, cujo Presidente é Hercílio Maciel, foi eleita recentemente e está desenvolvendo esse projeto em Palmares.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro