Renan Filho deve deixar Ministério dos Transportes para disputar Governo de Alagoas

Mário Flávio - 21.04.2025 às 07:27h

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pretende deixar o cargo no governo federal para disputar, mais uma vez, o comando do Executivo estadual de Alagoas. A informação foi divulgada pela revista IstoÉ e movimenta os bastidores da política nordestina.

De acordo com a publicação, a decisão de Renan Filho está diretamente ligada à tentativa de fortalecer o grupo político liderado por seu pai, o senador Renan Calheiros (MDB), com vistas à reeleição em 2026. A candidatura ao governo seria, portanto, uma estratégia para manter o controle do Palácio República dos Palmares e consolidar a força da família Calheiros no cenário político estadual.

A movimentação também é uma resposta à crescente presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que vem articulando a formação de um palanque forte para disputar o Senado em 2026. Lira pode lançar um segundo nome competitivo, com o objetivo de desafiar diretamente a hegemonia dos Calheiros em Alagoas.

Neste contexto, Renan Filho busca “fechar” o cenário político no estado e evitar surpresas na disputa. Ao se lançar novamente ao governo, ele tentaria garantir o domínio sobre o Executivo estadual e impedir que Lira amplie sua influência, especialmente no Senado.

A decisão ainda não foi oficializada pelo Planalto, mas a possível saída de Renan Filho do Ministério dos Transportes poderá provocar mudanças no desenho político do governo Lula e na alocação de espaços entre partidos da base aliada.