Recife comemora edição do Viva Guararapes

Lucas Medeiros - 17.04.2023 às 14:25h
(Imagem: Wagner Ramos)

Esse domingo (16) foi marcado por uma programação muito especial e afetiva para as famílias recifenses no Viva a Guararapes. O prefeito João Campos (PSB) esteve no local e aproveitou para reforçar a importância de ações que valorizam a cidade. “Estamos completando, hoje, um ano de Viva a Guararapes, uma iniciativa da prefeitura em conjunto com diversas secretarias. É bom demais a gente ver a nossa cidade sendo ocupada, sendo vivida e sendo construída pelas pessoas. É o primeiro ano, mas a gente tem certeza que vai daqui para melhor, consolidando essa ação e tantas outras que valorizam nossa gente. Parabéns especial a todo mundo que trabalha para viabilizar essa grande festa”, afirmou.

O Viva Guararapes foi a primeira grande ativação cultural do Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife com apoio do Gabinete do Centro do Recife, e comemora um ano de existência do projeto, que nasceu para atrair os recifenses e visitantes para esta icônica região do centro, parte da memória afetiva de gerações e que abriga importantes edificações e paisagens históricas e culturais.

A dona de casa Flávia Silva, de 27 anos, que é mãe de Elis, de 3 anos, frequenta o Viva Guararapes desde a primeira edição com a filha e ressaltou a programação e organização do evento. “Sempre que tem, eu venho. Tem atividades específicas para as crianças e a minha filha adora. É muito bonito, divertido, animado e, sobretudo, eu percebo que aqui há muita segurança. Assim, dá pra a gente aproveitar muito mais tranquila”, disse.

Entre as novidades desta edição, houve a Oficina Afetiva de “Um Ano de Emoções”, onde os participantes tiveram a oportunidade de demonstrar seu amor pelo Recife confeccionando corações, que serão acompanhados de mensagens de amor à cidade. Uma exposição fotográfica com a retrospectiva das edições do evento ao longo de um ano também foi montada no Polo Instagramável.

Ao todo, 12 Polos estiveram à disposição da população, com atrações circenses, karaokê, feira de sustentabilidade, brincadeiras para as crianças, esportes, patinação, slackline, área Geek, espaço pet e para adoção de animais, gastronomia, economia criativa, espaço saúde, BiblioSesc e Oficina de Turbante, da Secretaria da Mulher.

No Polo Sebo, houve a Feirinha do Vinil, a Feirinha do Sebo e muito som com o DJ 440. Já o Polo Cultural e Artístico foi comandado pela mestre de cerimônia Drag Japa Sayuri Heiwa, com aulão de dança e apresentação dos cantores Allan Ka, Iran Carlos, Yago Santana e Forró de Maria e Nego Thor.

A aposentada Maria Sobral dos Santos, de 67 anos, aproveitou o Viva a Guararapes para, além de se divertir e espairecer, fazer alguns exames. “Vim olhar a minha pressão, e está tudo ok. Meu teste de glicose está todo ok. Fiquei feliz demais, já pulei e dancei um bocado”, afirmou. Além disso, ela considera o evento uma ótima forma de se divertir de forma econômica. “Eu gosto demais de vir pra cá, porque, além de uma animação sadia, é tudo gratuito. Nem sempre o idoso pode pagar um evento para se divertir, e quando vem para cá, a gente dança, curte, tira tudo da cabeça, relaxa e tá tudo ok”.