Raquel Lyra recebe lideranças do Grito da Terra e atende pautas apresentadas por movimentos ligados ao PT

Mário Flávio - 29.07.2025 às 22:40h

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), recebeu nesta terça-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, representantes do 8º Grito da Terra Pernambuco e atendeu a uma série de demandas apresentadas por movimentos sociais do campo. O ato, organizado pela Fetape (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco), com apoio dos STRs e da Fetaepe, contou com a presença de parlamentares do PT, como o deputado federal Carlos Veras e o deputado estadual Doriel Barros, além de cerca de dois mil trabalhadores rurais vindos da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Durante a reunião, Raquel Lyra reafirmou o compromisso do governo com a agricultura familiar e apresentou ações já em andamento, além de assumir novos compromissos com os agricultores. Entre os temas discutidos estavam regularização fundiária, crédito fundiário, CNH Rural, apoio técnico para o Minha Casa, Minha Vida Rural, agroecologia e mudanças climáticas.

“Estamos juntos, pois queremos que o trabalhador rural possa viver e incrementar sua renda. Contem conosco em todas as pautas aqui colocadas”, afirmou a governadora. Ela também anunciou que o Iterpe já entregou cerca de 5 mil títulos de propriedade e pretende atingir a marca de 10 mil títulos até o fim de sua gestão.

Entre os destaques da reunião, Raquel Lyra também confirmou a assinatura do contrato do Programa de Saneamento Rural de Pernambuco (PROSAR-PE), que contará com investimento de US$ 90 milhões, viabilizados pelo Banco Mundial. O programa prevê ações de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 106 municípios com escassez hídrica, ao longo dos próximos sete anos.

A agenda com os movimentos ligados à agricultura familiar foi elogiada pelas lideranças petistas. “Foi uma agenda importante, e há um compromisso da governadora e dos seus secretários para que essas reivindicações possam ser efetivadas”, afirmou o deputado estadual Doriel Barros. Carlos Veras reforçou que “avançar na pauta do assalariado rural e da agricultura familiar é avançar na geração de emprego, renda e soberania alimentar”.

A presidente da Fetape, Cícera Nunes, destacou o simbolismo do encontro: “Nos receber aqui para essa reunião mostra o compromisso que o governo tem com o povo pernambucano e com a agricultura familiar. As mulheres nesses espaços de decisão são sensíveis às pautas de quem mais precisa”.

O encontro também contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, além de outros auxiliares do governo. O diálogo com os movimentos do campo será mantido de forma permanente, segundo a gestora estadual.