
Candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) concedeu entrevista por telefone, nesta quinta-feira (25), para a Rádio Tabocas FM, de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.
Na ocasião, a candidata apresentou o programa “Terra Plantar”, que visa fortalecer a agricultura familiar no estado e está em seu plano de governo.
“Nós em Pernambuco vamos implantar o programa Terra Plantar, com apoio técnico ao pequeno produtor familiar. O IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) vai ser reestruturado e fortalecido, assim como o Iterpe (Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco). Assim, garantindo que essa população da agricultura familiar, que gera muita renda para o nosso povo, possa ser assistida de maneira adequada”, afirmou Raquel.
De acordo com a postulante do PSDB ao governo, a proposta pretende fazer ações como aração, distribuição de sementes, silagem, implantação e limpeza de barreiros e manutenção permanente. Além disso, visa expandir a implantação de novas tecnologias de baixo custo para a agricultura familiar.
Raquel também disse que, se eleita, vai criar Centros de Apoio ao Pequeno Produtor Rural. Ela também falou sobre a importância do acesso à água nesse processo. “Vamos fazer um programa emergencial de acesso à água, onde estiver a possibilidade de poço, cavar poço; se a água é salobra, botar dessalinizador; se pode ter barreiro, vai ter barreiro; se pode ter cisterna, vai ter cisterna.”