19 de setembro de 2013 às 18h55min - Por Mário Flávio
photo (10)

Raquel destacou importância de desenvolver políticas públicas para mulheres – Foto: Roberto Pereira

Desafios da Mulher – Legislativo e Orçamento. Esse foi o tema abordado pela deputada estadual Raquel Lyra (PSB), na tarde desta quinta-feira (19), no 7° Congresso Estadual de Vereadoras, no município de Gravatá. Segundo a socialista, a situação da mulher no Brasil tem mudado muito nas últimas décadas, principalmente na educação, na inserção no mercado de trabalho e no aumento de mulher chefes de família.

Para Raquel, as mudanças vieram a partir dos benefícios de programas sociais. Segundo ela, programas como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família, todos estão centrados na mulher. “Não adianta ter um discurso eloquente com a questão da mulher se isso não estiver evidenciado nos orçamentos públicos e transformado em ações e políticas públicas”, disse.

Mas a parlamentar lamentou que as mulheres ganham menos pelo mesmo trabalho do homem, estão em maior proporção em trabalhos informais, são uma pequena minoria em postos de poder das instâncias da democracia representativa e são as principais responsáveis pelo trabalho doméstico, pelo cuidado dos filhos, de doentes e idosos.

Raquel ressaltou as vereadoras presentes, que é importante mapear as políticas públicas municipais que afetam as suas vidas, como: o tratamento da saúde da mulher, maternidade, mortalidade infantil, o índice de creche, a nutrição das crianças, nível de empregabilidade, qualificação profissional para apresentar e cobrar aos gestores de suas cidades.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro