29 de novembro de 2013 às 07h25min - Por Mário Flávio

20131128-223559.jpg

A quadra da Escola Dagoberto Lobo, no município de Lagoa do Carro, ficou lotada de educadores, alunos e gestores para assistir, na tarde desta quinta-feira (29), a palestra “Políticas Públicas para Crianças e Jovens”, ministrada pela deputada Raquel Lyra (PSB). No local, a socialista fez uma abordagem sobre primeira infância e juventude, os desafios e soluções para atender essas pessoas, que representam 53% da população de Pernambuco. A palestra fez parte do I Fórum do Direito da Criança e do Adolescente.

Para Raquel Lyra, os municípios precisam investir mais em politicas públicas para esse público. “Precisamos de uma implantação real e efetiva do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema de Garantia de Direitos, além de atenção especial para segmentos juvenis em situação de maior vulnerabilidade e da necessidade de um órgão gestor da política de juventude nos municípios”, destacou a parlamentar. Na cidade de Lagoa do Carro, são 8.591 crianças, adolescentes e jovens, o que indica 53,67% da população de 0 a 29 anos.

Raquel também falou aos presentes sobre os programas implantados por ela enquanto esteve à frente da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude. Foram citados os programas Casas das Juventudes, que prevê a consolidação de um espaço de cultura, lazer, oportunidade e cidadania; o Minha Certidão, programa que garante ao recém-nascido a certidão de nascimento ainda na maternidade e a equipagem, reforma e capacitação de educadores das creches de Pernambuco.

Participaram do Fórum o prefeito de Lagoa do Carro, Jaílson do Armazém; a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Defesa Social, Jeane Aguiar; o presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA), Nivaldo Pereira; o membro da Escola de Conselhos do Estado, Gabriel Gameiro; o presidente do Conselho de Direitos do Município, Alexsandro José, o líder político Gleibinho Amorim e demais secretários municipais.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro