Em agenda em Brasília nesta terça-feira (6), a governadora Raquel Lyra (PSD) e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinaram a ordem de serviço para a primeira grande obra de revitalização da BR-232 desde a sua duplicação há mais de 20 anos. A intervenção abrangerá 25,5 quilômetros de extensão, entre o entroncamento com a BR-408, no Viaduto de Itapacurá, e a PE-050, na travessia urbana de Vitória de Santo Antão. O investimento total será de R$ 41 milhões, destravados por meio de articulação com a bancada federal de Pernambuco.
“A BR-232 é um eixo fundamental para o Agreste e o Sertão. Essa obra vai melhorar a mobilidade, reduzir riscos, custos e garantir mais segurança para quem transita por ali, especialmente nos períodos de chuva. Essa é mais uma ação do programa PE na Estrada, com apoio de deputados federais como Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro, e do ministro Renan, um parceiro de Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.
O trecho beneficiado pela revitalização é utilizado por cerca de 1,68 milhão de pessoas e conecta os municípios de Recife, Moreno e Vitória de Santo Antão. Os serviços contemplam ações preventivas, corretivas e emergenciais, com prazo de execução de até 36 meses. A empresa responsável pela obra já foi licitada pelo Governo de Pernambuco.
O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, explicou que essa será uma intervenção robusta. “Além de um novo asfalto, vamos recuperar placas de concreto que sofreram desgastes ao longo de décadas. É uma restauração completa, inédita desde a duplicação da rodovia”, disse.
Duplicações e investimentos futuros
A assinatura da ordem de serviço se soma a outros projetos já em curso para ampliação da malha rodoviária no estado. Em novembro passado, o Governo de Pernambuco lançou licitação para a duplicação e restauração de mais 264,9 quilômetros da BR-232, de São Caetano a Serra Talhada. A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2026.
Durante a visita à capital federal, Raquel Lyra também anunciou, ao lado do deputado estadual João de Nadegi e do prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, a publicação do edital de licitação para a recuperação da PE-027, conhecida como Estrada de Aldeia. O investimento será de R$ 112,7 milhões, com recursos do Tesouro Estadual.
“É um eixo importante para o desenvolvimento de Camaragibe e da Região Metropolitana”, afirmou João de Nadegi. Já o prefeito Diego Cabral destacou: “Viemos tratar de grandes investimentos para Camaragibe que irão impactar diretamente na vida das pessoas.”
A agenda em Brasília também incluiu o prefeito de Toritama, Sérgio Colin, que tratou com a governadora e o ministro sobre obras de duplicação e restauração da BR-104.
Participaram do encontro o senador Fernando Dueire, os deputados federais Lula da Fonte, Eduardo da Fonte, Carlos Veras e Augusto Coutinho, além dos secretários estaduais Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Túlio Vilaça (Casa Civil).
