A governadora Raquel Lyra (PSD) deu início, nesta quarta-feira (9), à 25ª edição da Feria Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com o tema “A Feira das Feiras”, a edição histórica presta homenagem às feiras livres do Estado e reforça o papel do artesanato no fortalecimento da economia criativa e da cultura popular.
Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, Raquel percorreu espaços como a Alameda dos Mestres e o Salão de Arte Popular Ana Holanda, cumprimentando artesãos, expositores e visitantes. “São iniciativas como a Fenearte que precisamos consolidar. Artesanato, arquitetura, mobiliário: tudo anda junto. É assim que movimentamos a economia, valorizando o que Pernambuco tem de mais autêntico”, destacou.
O Governo de Pernambuco investiu R$ 15 milhões nesta edição, que reúne mais de 5 mil artesãos e expositores em cerca de 700 estandes, sendo mais de 300 dedicados exclusivamente a produtores locais. A presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Ana Luiza Ferreira, afirmou que a expectativa é superar os R$ 108 milhões de impacto econômico registrados na edição anterior, quando cerca de 320 mil visitantes passaram pelo evento.
A programação cultural inclui o novo Palco Pernambuco Meu País, com 70 apresentações entre música, dança, performances da cultura popular e oficinas, trazendo atividades para todas as idades. A secretária de Cultura, Cacau de Paula, enalteceu a pluralidade do evento.
A organização também reforçou a segurança com 1.342 profissionais, delegacia móvel, vigilância por drones e Plataforma de Observação Elevada. Há ainda espaços como o Espaço Cidadania, destinado à recreação de crianças, exposições imersivas e o estande do programa Pernambuco Artesão, em parceria com o Sebrae.
A Fenearte, realizada desde 2000, se consolidou como vitrine da cultura popular, impulsionando turismo, economia criativa e desenvolvimento regional. O evento vai até o dia 20 de julho, com expectativa de público recorde e impactos duradouros para os setores de arte e cultura em Pernambuco.
