Em entrevista realizada na Rádio Cidade FM 99,7 o assessor executivo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Raffiê Dellon, ressaltou o papel da instituição federal e o quanto ela já tem feito e ainda fará pelos 11 estados que integram sua área de atuação, além dos 9 estados do Nordeste, e parte do Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Raffiê detalhou o contexto histórico sobre a importância da criação da Sudene no final da década de 50, de acordo com o economista paraibano e primeiro superintendente, Celso Furtado, somado a perspectiva atual e futura das ações.
Ainda de acordo com Raffiê, o órgão vive seu melhor momento da contemporaneidade sob a gestão de Danilo Cabral. “Um órgão pensado para o desenvolvimento do Nordeste, fomentando suas potencialidades. Mesmo com pouco mais de um mês que estou na instituição, fica nítido o empenho e a capacidade de trabalho de toda a equipe liderada por Danilo Cabral. Além de um corpo técnico muito eficiente, os diretores Heitor Freire, José Lindoso e Álvaro Ribeiro, cada um com suas responsabilidades, e mesmo, também, com pouco mais de quatro meses de gestão, tem feito a Sudene viver o seu melhor momento”, comentou.
A verticalização da atuação da autarquia para o interior dos estados também foi mote da entrevista. “Além de já existir mais de 40 milhões em incentivos fiscais da Sudene só em Caruaru, existe uma preocupação da superintendência de interiorizar as ações, saindo do Litoral. De modo histórico, a cidade vai sediar um evento regional, no próximo dia 28, com a apresentação do diagnóstico têxtil e de confecções, junto com o plano de ação estratégica. Toda a diretoria em Caruaru e uma extensa agenda do superintendente junto ao setor produtivo, a imprensa e os atores políticos”, revelou Raffiê.
Por fim, foi detalhado os dois fundos com orçamento da Sudene, o Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), com orçamento de cerca de 1 bilhão, e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNE), com orçamento de cerca de 38 bilhões, além dos incentivos fiscais para implantação, ampliação, reinvestimento ou modernização das empresas. No dia 28 de novembro, a Superintendência também irá realizar um Workshop, em Caruaru, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), sobre inteligência artificial na confecção, com a presença de Danilo Cabral, no Armazém da Criatividade.
