18 de fevereiro de 2014 às 22h55min - Por Mário Flávio

Os professores da rede municipal de ensino decidiram por deflagrar mais uma greve na gestão do prefeito Zé Queiroz (PDT). A paralisação começa a partir da próxima segunda-feira e vai atingir a milhares de alunos da rede municipal de ensino. Sem fazer juízo de valor sobre quem está certo ou errado, o pato vai ser pago pelo alunado. Ainda não se sabe qual será o tempo da parada, mas mesmo com a reposição das aulas, o estudante perde tempo e sai com o ano letivo prejudicado.

Esse mesmo aluno assiste atônito a queda de braço entre prefeitura de Caruaru e educadores, que travam um duelo desde o dia 31 de janeiro de 2013 com a aprovação do contestado PCC da categoria. De um lado os professores com paradas, protestos, insatisfação e a busca por melhores condições de trabalho. Os professores denunciam o congelamento dos salários para os próximos anos, com relatos de perdas em até R$ 13 mil até o fim da atual gestão. Isso com base em cálculos de salários e abonos, que segundo os docentes, seguem congelados devido ao PCC.

Do outro a prefeitura que insiste na tese que existe uma mesa de negociação permanente, garante que não congelou os salários e segue tentando fazer com que a educação ande. Não existe diálogo e segue uma crise que parece não ter fim, com os alunos no meio do fogo cruzado. O relacionamento entre prefeitura e professores precisa ser repensado. O tempo passa e a cada dia a situação só piora.

O aluno da rede municipal de ensino de Caruaru paga por uma conta que não é dele. O bom senso deve prevalecer e questões pessoais, políticas ou disputa de egos não podem ficar acima do interesse de mais de 30 mil estudantes.

REFORÇO – A ida de Antônio Carlos para a vaga de Rosinery da Apodec na Câmara reforça a oposição. Com a experiência de ter exercido a função em Riacho das Almas, o radialista vai dar um tom diferente a Casa e fazer o verdadeiro papel de oposição. Não apenas de criticar por criticar, mas de fiscalizar a apontar problemas e soluções para os mesmos. As reuniões podem voltar a esquentar, já que o clima é de monotonia, desde o afastamento dos vereadores pela Operação Ponto Final.

SILÊNCIO – A vereadora não quis conversar com a imprensa sobre a decisão da justiça e disse que espera ser notificada para se posicionar sobre o assunto. No entanto, ela deve recorrer da decisão. No entendimento de Rosimery ela não incorreu em infidelidade partidária. Na sessão de ontem na Câmara ela estava visivelmente irritada quando soube da decisão da justiça.

CUMPRIR – O presidente da Câmara de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD), segue com a postura de atender as determinações da justiça. Ele conversou com os repórteres e garantiu que assim que for notificado vai acatar a decisão de empossar Antônio Carlos no lugar de Rosimery. O vereador terá dez dias para fazer a mudança, mas deve fazer isso antes do prazo determinado pelo juiz José Fernando dos Santos de Souza.

MAIS JUSTIÇA – Outro caso que segue na justiça é do suplente Alecrim (PSD). Ele usa o argumento de infidelidade partidária para ficar com a vaga de Dr. Demóstenes. Na visão de Alecrim, houve a dupla filiação, já que o médico anunciou que iria para o PTB, dormiu no partido de Armando Monteiro Neto e acordou no Pros. Uma série de provas foram coletadas, mas como a filiação de Demóstenes foi confirmada ao Pros, os analistas não acreditam que ele corre risco de perder o mandato.

AJUDA A OAB – O presidente da Comissão de Ética da Câmara de Caruaru, Ricardo Liberato (PSC), informou que irá encaminhar ofício ao Ministério Público com as atas das reuniões já realizadas, cientificando o órgão das providências que a Câmara está tomando, e também encaminhará outro à OAB Seccional Caruaru para que a entidade aponte um advogado para atuar como observador durante os trabalhos. A próxima reunião ocorre na sexta-feira que vem.

EMPREENDER – A gestora de apoio ao empreendedorismo de Pernambuco, Nívia Borba, visitou na tarde de hoje, 18, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, para falar um pouco sobre o Núcleo de Fomento ao Empreendedorismo. Durante o
encontro, a gestora explicou os benefícios da implantação e o interesse em instalar na cidade as políticas estaduais de incentivo ao micro e pequeno empreendedor. “Caruaru apresenta ótimos índices de desenvolvimento. Queremos trazer alguns serviços para beneficiar os caruaruenses. O governo do Estado que fortalecer ainda mais as parcerias com Caruaru”, explicou. A decisão sai nos próximos dias.

SEMINÁRIO – A Assembleia promoveu, nesta terça (18), Reunião Solene para marcar a abertura do primeiro Seminário Internacional Carnaval, Identidade Negra e Economia Criativa. A solicitação do evento partiu da deputada Teresa Leitão (PT). O seminário é de iniciativa do Ministério da Cultura, e segue até esta quarta (19), no Recife. Um dos principais objetivos do encontro é promover o intercâmbio cultural de grupos negros da América Latina, África e Caribe.

JAJÁ – O vereador Jajá (sem partido) será o entrevistado dessa quarta-feira (19) no Programa Conteúdo. O parlamentar vai fazer uma análise do atual cenário político após a Operação Ponto Final e dar detalhes de como era a relação entre executivo e legislativo durante o primeiro ano dele como vereador. O analista político Mário Benning também vai participar da entrevista, que começa a partir de 13h e pode ser ouvida pelas rádios Liberdade AM 910 e Caruaru FM 104,9. Contamos com a sua audiência.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro