
Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) amplia sua vantagem em relação aos principais adversários — Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL) e Ratinho Jr. (PSD) —, mas mantém um empate técnico com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso a disputa se resolva no segundo turno das eleições presidenciais de 2026 (Folha de S.Paulo).
Cenário do 1º turno
No cenário estimulado para o primeiro turno:
- Lula aparece à frente com 32% das intenções de voto;
- Bolsonaro tem 26%;
- Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%;
- Ratinho Jr. com 6%;
- Outros candidatos dividem o restante, com 9% de indecisos e 14% de brancos, nulos ou abstenção.
Disputa acirrada no 2º turno
Em um eventual segundo turno entre Lula e Tarcísio:
- Lula: 41%;
- Tarcísio: 37%.
As duas candidaturas estão empates técnicos, pois a diferença está dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. Apesar disso, Lula lidera com folga diante de outros nomes da direita, incluindo Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Ratinho Jr. .
Comparativo com adversários
- Bolsonaro: Lula venceria por 43% a 37%.
- Michelle Bolsonaro: Lula teria vantagem de 43% a 36% .
- Ratinho Jr.: empate similar, embora Lula mantenha pequena dianteira.
Evolução do cenário
Entre maio e julho, a vantagem de Lula se fortaleceu — especialmente em cenários de segundo turno — enquanto Tarcísio passou de 40% para 37%, permitindo o empate técnico com o petista. A nova rodada do levantamento foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas em todo o Brasil e margem de erro de ±2 pontos percentuais.