12 de julho de 2018 às 18h24min - Por Mário Flávio

Nesta sexta-feira, 13 de julho, Eugênia Lima lançará a pré-candidatura ao Senado pelo PSOL. O evento acontece às 19h, no Espaço Casarão – Rua da Santa Cruz, 190, bairro da Boa Vista, Recife. Na ocasião, apresentará o #Acena, um projeto inovador de mandato coletivo com a sociedade e que quer ressignificar a política, aproximando do povo as decisões do Senado.

Eugênia Lima é mãe de Maria Antônia, de oito anos, que é a autora do nome do projeto. “Uma vez ela começou a me mandar acenar para as pessoas na rua. Quando perguntei por que, ela disse que eu seria acenadora”, conta a pré-candidata. Nascida e criada em Olinda, Eugênia completará 35 anos em setembro – uma vida inteira de amor pela tradição e pela cultura carnavalesca da sua cidade. Em 2005, fundou um grupo percussivo só de mulheres que se tornou referência, projetando o protagonismo da participação feminina no Carnaval de Olinda.

A militância política foi a resposta da sua personalidade inquieta diante dos problemas sociais. No movimento estudantil, compartilhou com o Coletivo Muda a conquista de se tornar a primeira mulher eleita presidenta do diretório acadêmico do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. Em paralelo à graduação, entre os anos de 2004 e 2008, atuou como coordenadora de Políticas Públicas de Juventude do município de Olinda. As questões que carregou desta experiência a fizeram procurar caminhos fora dos holofotes da política partidária, direcionando sua pós-graduação para o estudo da gestão pública – interessada pela sua fiscalização e aprimoramento.

Atuando de forma independente na sociedade, soma-se ao ativismo pelo direito à cidade na reação às remoções de moradoras e moradores de comunidades pelo Governo de Pernambuco para obras da Copa de 2014. Passa a articular-se com coletivos e movimentos sociais nas lutas em defesa do direito à moradia, à participação social, ao patrimônio cultural, à informação, à igualdade de gênero. Em 2015, concluiu mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2016, foi uma das candidatas mais votadas para vereadora de Olinda numa campanha de orçamento escasso.

Ao se tornar uma das pré-candidatas da chapa majoritária e feminista do PSOL em Pernambuco.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro