PSDB e Podemos devem aprovar fusão hoje; novo partido teria maior bancada na Câmara de Caruaru

Mário Flávio - 29.04.2025 às 06:30h

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, marcou para esta segunda-feira (29), às 10h, uma reunião semipresencial com o objetivo de bater o martelo sobre a esperada fusão entre o PSDB e o Podemos. Caso o processo seja aprovado, uma convenção partidária será convocada para referendar o novo estatuto do partido, num prazo estimado de 30 a 40 dias após a reunião. A expectativa de Perillo é anunciar a decisão ainda hoje e que o Podemos também formalize sua aprovação no mesmo dia.

A fusão terá impacto direto em diversas instâncias políticas, inclusive em Caruaru. O novo partido formado pela união das duas siglas passaria a ter a maior bancada na Câmara Municipal, reunindo seis vereadores atualmente filiados ao PSDB e quatro ao Podemos.

No plano nacional, a junção entre PSDB e Podemos traz um desafio jurídico inédito ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O motivo é a atual federação entre PSDB e Cidadania, que juntos somam 17 deputados federais. Como as regras atuais não preveem como lidar com fusões envolvendo partidos federados, caberá ao TSE definir o procedimento a ser adotado.

Com a fusão, PSDB e Podemos deixam de existir formalmente. No entanto, há um acordo interno para que, num primeiro momento, o nome utilizado seja PSDB-Podemos, enquanto se trabalha na escolha definitiva da nova identidade partidária.

Vereadores de Caruaru
Ricardo Liberato (PSDB)
Galego de Lajes ( PSDB)
Edmilson do Salgado (PSDB)
Bruno Lambreta (PSDB)
Lula Tôrres e Paulinho (PSDB)
Mery da Saúde (PSDB)
Hugo Leonardo Chaves (Podemos)
Thiago Macaco (Podemos)
Carlinhos da Ceaca (Podemos)
Jorge Quintino (Podemos)