1 de fevereiro de 2013 às 14h55min - Por Mário Flávio

Secretaria de Educação PE

As inscrições para a nova seleção do intercâmbio promovido pelo Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação do Estado (SEE), foram prorrogadas, passando do dia 1° para o dia 8 de fevereiro. Os estudantes terão mais uma semana para participar da seleção e concorrer as 1.275 vagas distribuídas entre Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha. Em cada uma das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs) serão selecionados até 75 estudantes, 60 para países de língua inglesa e 15 para língua espanhola.

Além da prorrogação do prazo de inscrições, a portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (31), também altera outras datas das etapas da seleção. A relação dos inscritos que atenderam aos critérios do edital será divulgada no dia 18 de fevereiro. Os dias das provas de inglês e espanhol também foram alterados e passaram para 21 e 22 de fevereiro, bem como o resultado da prova escrita, que será anunciado no dia 15 de março. O Diário Oficial do dia 21 de março divulgará o resultado final e homologação da seleção.

Critérios – Os pré-requisitos para o estudante participar da seleção é estar regularmente matriculado no 2º ano do ensino médio em 2013; ter alcançado média anual, em 2012, a partir de 7 tanto em língua portuguesa quanto em matemática; e ter frequência mínima de 85% nas aulas. Entre os critérios para a seleção, o aluno ainda deve possuir, no mínimo, 14 anos até o dia 1º de agosto de 2013 e, no máximo, 17 anos e 11 meses até o dia 28 de fevereiro de 2014. O jovem também não pode ter sido reprovado em 2012.

A seleção, que deve ser realizada no site da SEE (www.educacao.pe.gov.br), é composta de duas etapas. A primeira consta de uma prova escrita (em inglês ou espanhol), realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, contendo 25 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase será feita a partir do cálculo da média aritmética das prova de língua e da média anual de português e matemática conseguida em 2012.

Após a seleção, os estudantes cursarão, obrigatoriamente, um módulo intensivo dos cursos de línguas oferecidos pela SEE. Quem não obtiver nota mínima de 8, tanto na prova oral quanto na escrita, e frequência menor que 90% no mesmo módulo será eliminado do programa. O resultado final do processo será divulgado até o dia 18 de março, no site da SEE e no Diário Oficial.

Intercâmbio – Após a seleção, os estudantes aprovados para o intercâmbio cursarão o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses), em um dos países oferecidos como destino. A previsão é que o embarque ocorra entre os meses de agosto e setembro de 2013, para o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Chile e Argentina, e janeiro de 2014, para a Nova Zelândia.

Como na primeira edição, todos os inscritos receberão seis bolsas no valor mensal de U$ 300 (aproximadamente R$ 609,54) que serão pagas enquanto estiver residindo no exterior, no decorrer do programa.

Números do novo edital:

– 1.275 vagas / Canadá (600), Estados Unidos (200), Nova Zelândia (200) Argentina (100), Chile (100) e Espanha (75)

– 75 estudantes em cada uma das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), sendo 60 vagas para países de língua inglesa e 15 para língua espanhola.


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Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro