
Estará na pauta da Casa Legislativa desta terça-feira (16) o projeto de lei 730/2023, da deputada Delegada Gleide Ângelo, que garante a inclusão da surdez unilateral na Política Estadual da Pessoa com Deficiência. A proposta segue para a segunda votação na plenária e, uma vez aprovada, segue para sanção no Palácio do Campo das Princesas.
“Fui procurada por uma comissão de pessoas com surdez unilateral e eles relataram as dificuldades enfrentadas diariamente, porque eles têm um esforço auditivo para compensar o lado que não escuta. Então, ao final do dia, eles estão muito mais cansados, muitos desenvolvem ansiedades e vários outros conflitos”, explica a deputada, que também reforça a importância da aprovação do projeto: “Essa será uma conquista fundamental em direção a uma sociedade mais inclusiva e equitativa, garantindo que as pessoas com surdez unilateral em Pernambuco tenham acesso aos serviços e benefícios que merecem”.
A aprovação da proposta coloca Pernambuco entre os 10 estados brasileiros a incluir a surdez unilateral como deficiência. A votação na sessão plenária, logo mais às 15h, e será acompanhada por uma comissão de portadores que contribuíram para a construção do projeto de lei em parceria com a deputada.