O ano já começa em clima de festa em algumas cidades do interior de Pernambuco. Tem início a temporada de comemorações religiosas, entre elas a 93ª Festa de Nossa Senhora do Desterro, marcada para os dias 1 e 2 de fevereiro, em Agrestina, Agreste do Estado. O evento é um dos maiores no calendário oficial do município e une a programação religiosa, que começa ainda em janeiro, e a artística, com shows realizados na Praça Padre Cícero. O acesso é gratuito.
Do ponto de vista religioso, a Festa de Nossa Senhora do Desterro possui o tema ‘Sob o olhar da mãe do desterro testemunhamos a alegria do evangelho’ e começou desde o dia 24 de janeiro. Diariamente, a Paróquia de Santo Antônio realiza, sempre às 6h, o Ofício de Nossa Senhora e às 19h o terço seguido pela Celebração Eucarística com temas diferentes a cada dia e participação de padres da região e de movimentos como o Movimento Mãe Rainha, a Pastoral da Juventude e os representantes das comunidades rurais da cidade, entre outros.
Mantendo a tradição, a festa em Agrestina também tem quermesse com barracas de comidas típicas nos dias 24, 25, 29, 30 e 31 de janeiro e em 1º de fevereiro. Para esta mesma data está marcada a realização do Leilão de Animais, a partir das 9h. No dia 2 de fevereiro, as homenagens à santa da Igreja Católica começam às 6h, com o Ofício de Nossa Senhora, girândolas e café da manhã comunitário na Igreja Matriz. Às 10h, o Bispo Diocesano Dom Bernardino Marchió preside a celebração eucarística, às 15h será realizado o Cenáculo do Movimento Sacerdotal Mariano com a presença do Padre Laurent Larroque, e em seguida a procissão que parte da Rua João Guilherme até a Rua Cônego Júlio Cabral.
As comemorações são encerradas com uma missa presidida pelo padre Luiz Antônio da Silva Filho, às 18h, na Igreja Matriz. Já no que compete à realização da Prefeitura Municipal, o evento terá shows de Forró da Pegação, Forró do Firma, Forró Vumbora, Samira Show e Gabriel Diniz. A estrutura do evento conta com palco principal, banheiros químicos, camarote do Governo Municipal e Área VIP do Matutino. Uma das mudanças em relação ao ano passado será a não-comercialização do camarote, que ficou reservado apenas para a Prefeitura. Para o secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Josenildo Santos, a Festa está organizada para agradar quem busca diversão e muita música. “Apesar da situação (financeira) que as prefeituras vivem, a expectativa é muito boa, haja vista que a programação agradou a muitos. Tomamos todos os cuidados com a segurança, teremos monitoramento eletrônico, auxílio de parceiros e de bombeiros civis, tudo para que a comemoração seja tão tranquila como no ano passado”, disse.
Visando garantir a segurança, serão instalados disciplinadores nos seis acessos à Praça Padre Cícero para a realização de revistas no público, inclusive impedindo a entrada de pessoas portando vasilhames de vidro até a área de shows. Para que tudo funcione bem, a Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude solicitou apoio da Polícia Militar, Bombeiros, Conselho Tutelar, Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e empresa de segurança particular. O Comitê Gestor do evento estará se reunindo na próxima quinta-feira (29) para definir os últimos detalhes da Festa.
A 93ª Festa de Nossa Senhora do Desterro de Agrestina é uma realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, com apoio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, Empetur, Governo de Pernambuco e Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur/PE).