19 de janeiro de 2021 às 11h15min - Por Mário Flávio

Nesta terça-feira (19), um dia após o início da vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco, profissionais que atuam na unidade Boa Viagem do Hospital de Referência à covid-19, conhecido por Hospital Alfa, receberam a primeira dose da vacina contra a doença.

A unidade de saúde foi escolhida por ser a maior montada pelo estado para atender pacientes com covid-19. Há, ao todo, 1.309 colaboradores atuando no hospital. A expectativa é de que algo em torno de 200 ou 300 doses sejam aplicadas nos profissionais nesta terça (19).

A primeira pessoa a ser vacinada na instituição foi a técnica de enfermagem Alexina Codeceira, de 50 anos. Emocionada, a profissional, que está na linha de frente do combate à covid-19 desde abril de 2020, falou sobre a importância de todos se imunizarem assim que possível.

“Temos que acreditar na vacina. É a chance que temos de mudar essa história. A gente que está na UTI está vendo cenas muito tristes, então, se vacinem. Não tenham medo. É o recado que eu deixo para todos. E, mesmo vacinados, continuem usando máscara, álcool em gel e não se exponham de novo”, disse a técnica de enfermagem.

Na sequência, também foram imunizados a enfermeira Cristiane Correia, o médico Manoel Alves, a auxiliar de farmácia Sandra Silva, a nutricionista Janaína Nascimento, a assistente social Valmira Melo, a fonoaudióloga Cristiane Neves, a psicóloga Maria Renata Braga e a fisioterapeuta Lidier Nogueira – todos trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia.

A vacina chegou ao Recife na noite da segunda-feira, e a campanha foi iniciada logo em seguida.

“A distribuição das vacinas está ocorrendo e, até às 14h de hoje, todas as Gerências Regionais de Saúde já terão recebido a vacina. Esse processo começou, mas não podemos descuidar em nenhum momento. Vamos usar máscara, manter o distanciamento social e a população pode ter certeza que não vamos descansar enquanto não cumprirmos as etapas do Plano Nacional de Imunização”, disse o governador Paulo Câmara, que esteve hoje no Hospital Alfa.

Funcionando hoje com 100% de sua capacidade, o antigo Hospital Alfa tem 270 leitos ativos, sendo 150 de enfermaria e 120 de UTI. O equipamento foi requisitado administrativamente pelo Governo de Pernambuco em março e, em seguida, a estrutura passou por reestruturação e abriu as portas no dia 15 de abril, atuando de forma dedicada à atenção aos pacientes com a covid-19.

“Pelo público prioritário deste momento, a orientação da secretaria é que ações como essa sejam desenvolvidas. Que a gente leve a vacina até os profissionais, que os municípios levem até os asilos, para que a vacinação seja feita no local. São mais de 1.200 profissionais da saúde que trabalham aqui e que serão priorizados para que a gente tenha mais segurança e eles possam continuar salvando vidas neste que é o maior Hospital de Referência para a covid-19 no estado”, afirmou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

De acordo com o secretário, 270.900 doses chegaram a Pernambuco e a distribuição foi pactuada com os municípios.

“O estado ficou com uma parte desses insumos para vacinar unidades como esta, que são prioridade absoluta neste primeiro momento. Então a gente pegou algumas das vacinas que viriam para o Recife para colocar em unidades como esta, que estão dentro do município, mas sob a égide do Estado”, disse André Longo.

Fotos: Aluísio Moreira/Governo de Pernambuco


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro