Uma Audiência Pública sobre a Privatização da COMPESA foi realizada na manhã desta sexta-feira (20), no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, através de requerimento do vereador Rinaldo Junior (PSB).
Com o intuito de fazer um debate sobre “Os Mitos e Verdades sobre a privatização da Companhia Pernambucana de Saneamento de Pernambuco (COMPESA)”, além de perguntas como: Quais os impactos dessa privatização para a sociedade? Qual o valor pago por isso? Como seria o atendimento a população mais carentes de nossa cidade? Com um diálogo reflexivo e muito respeitoso tomou conta da tribuna onde será formalizado um documento oficial com encaminhamentos e que estejam lado a lado com o povo recifense.
O Vereador Rinaldo Junior ressaltou a importância desta audiência em ouvir as partes envolvidas principalmente o povo. “Hoje, foi um dia importantíssimo. Na Audiência Pública a gente pôde discutir uma Compesa forte, pública e eficiente. A sociedade diz não à privatização da Compesa. Com muita honra ao lado do Sindicato Urbanitários, que hoje completa 69 anos de muita luta e a gente vai lutar mesmo para uma COMPESA justa e água na torneira para todos de forma eficiente”, destacou Rinaldo Junior.
Já o Diretor Regional da Compesa, Igor Galindo, afirmou que a privatização não é uma opção da COMPESA. “Debater sobre o saneamento é muito bom. A audiência traz essa oportunidade de mostrar e esclarecer aquilo que o nosso Presidente Alex Campos já vem dizendo nas mídias que não existe privatização dentro do Governo nem dentro da COMPESA. A privatização não é uma opção, mas sim, precisamos fazer estudos para que possamos levar mais água e coletar mais esgoto na população pernambucana”, enfatizou Igor Galindo.
Em sua fala, o presidente do Sindicato dos Urbanitários, José Hollanda Júnior afirmou que o sindicato continuará lutando para defender a COMPESA. “Essa audiência foi importantíssima para a sociedade recifense e daqui vai se expandir para todo Estado de Pernambuco. Nós, como sindicato e trabalhadores da COMPESA, não temos medo de trazer esse debate sobre a privatização, sobre a imagem da COMPESA. Foi construída uma imagem muito ruim em relação ao serviço que nós prestamos. Os representantes do Governo não têm comparecido para debatermos e hoje vieram. E ficou demonstrado que as argumentações que eles colocam não correspondem com a realidade. Nós iremos lutar para defender essa empresa”, concluiu o presidente.
Na ocasião estiveram presentes, além do vereador Rinaldo Junior presidindo a mesa, o Sr. José Hollanda Cavalcanti Júnior – Presidente do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (SINDURB-PE), Igor de Oliveira Galindo – Diretor Regional Compesa e autoridades políticas como: Jackson Bezerra, representando o Deputado Estadual José Patriota, Eduardo Simplício, representando o Senador Humberto Costa, Ismael Maia representando a Senadora Tereza Leitão e o Deputado Federal Pedro Campos.