Primeiro mês de campanha nas redes é marcado por liderança isolada de Bolsonaro e crescimento de Haddad e Ciro

Mário Flávio - 20.09.2018 às 15:01h

O debate sobre os cinco presidenciáveis mais bem posicionados em pesquisas no primeiro mês de campanha oficial (de 16 de agosto a 16 de setembro) mobilizou 22.572.583 postagens no Twitter. Neste período, Jair Bolsonaro (PSL) se consolidou como o candidato mais citado tanto por perfis conservadores quanto progressistas, ressaltando a polarização das discussões na rede.

O pico de publicações no debate ocorreu no dia 06 de setembro, repercutindo o ataque sofrido pelo candidato do PSL durante ato em Juiz de Fora (MG). Naquele dia, o volume de referências chegou a mais de 1,4 milhão em apenas quatro horas (16h às 20h). Além dos comentários questionando a veracidade da agressão e as mensagens de apoiadores, houve crescimento de temáticas associadas a políticas de segurança pública, como discussões sobre a efetividade da flexibilização do Estatuto do Desarmamento e a liberação do porte de armas para civis; críticas a discursos de apologia a violência; e comentários sobre outros políticos que também sofreram atentados, como o assassinato de Marielle Franco.

Bolsonaro foi também responsável pelo segundo ápice de interesse do período, motivado por sabatina da bancada do “Jornal Nacional” no dia 28 de agosto. A interação entre a jornalista Renata Vasconcellos e o presidenciável foi o principal assunto das discussões, em que se observa protagonismo da âncora do jornal ao rebater fala do deputado sobre diferença salarial entre homens e mulheres, repercutindo a pauta sobre gênero.

Haddad e Ciro crescem

A evolução no Twitter sinaliza ainda o aumento das posts sobre Haddad, em especial a partir do dia 11 de setembro, data da oficialização de sua candidatura. Haddad foi o presidenciável com maior crescimento em comparação com os demais candidatos analisados. O debate sobre o ex-prefeito de São Paulo ganha robustez após participação na sabatina promovida pelo “Jornal Nacional” na última sexta-feira (14). Haddad foi destacado em 266,6 mil tuítes das 19h de sexta às 07h de sábado (15). A repercussão da entrevista com o petista perde apenas para a provocada com a sabatina de Jair Bolsonaro, realizada no dia 28, que teve 1,3 milhão de posts em um período de tempo similar. Haddad segue fortemente associado a Lula e a temáticas sobre corrupção e sobre seu desempenho nas pesquisas eleitorais.

Ciro Gomes é o candidato com a segunda maior tendência de crescimento, sobretudo após a sabatina no “JN” em 27 de agosto. Além da entrevista, usuários passaram a divulgar vídeos antigos mostrando o candidato em momentos de descontração e ressaltando características de sua personalidade. O ápice do interesse sobre Ciro ocorre no dia 11 de setembro, após publicação de vídeo pelo “Buzzfeed News” em que o candidato, em tom jocoso, brinca que falou “Beyoncé” durante uma entrevista, não “A, B ou C”. Ciro também aparece relacionado ao voto útil diante do crescimento das intenções de voto em Bolsonaro e Haddad.

O pico de menções sobre Marina Silva foi motivado pelo debate presidencial na Rede TV!, realizado no dia 17 de agosto. O confronto entre a candidata e Bolsonaro mobilizou, principalmente, a temática de gênero, em comentários defendendo que Marina, por ser mulher, teria mais autoridade em temáticas envolvendo maternidade do que Bolsonaro. Após o episódio, Marina perde espaço, retornando apenas a partir do dia 09 de setembro. O reaquecimento das menções à candidata também é associado a Bolsonaro, em publicações sobre gênero ou que destacam Marina como alternativa ao deputado. Vale mencionar ainda a hashtag #elasim entre os Trending Topics do Twitter, impulsionada por apoiadores tanto de Marina como da candidata a vice na chapa de Haddad, Manuela D’Ávila.

Interações nas páginas dos presidenciáveis no Facebook

As postagens da página de Jair Bolsonaro no Facebook apresentaram o maior número de interações e a maior curva de crescimento entre os presidenciáveis. O pico de interações ocorreu no dia 16 de setembro, motivado por transmissão ao vivo na rede, direto do hospital, em sua primeira aparição filmada após o ataque que sofreu em 07 de setembro. Ao todo, a transmissão gerou cerca de 1,3 milhão de interações e 6,6 milhões de visualizações, e Bolsonaro obteve mais de 400 mil engajamentos, em média, por cada uma das cinco postagens que fez no dia em que divulgou o vídeo na plataforma. Com sobras, o melhor desempenho diário de um candidato à Presidência no período analisado. O número de interações das postagens da página de Haddad no Facebook segue a tendência de crescimento das menções a ele no Twitter no mês de setembro, apresentando a segunda maior curva de crescimento entre os candidatos. O aumento é impulsionado pela oficialização de sua candidatura, assunto responsável pelo pico de postagens no dia 11.