Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (5), o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), criticou a ocupação das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado por parlamentares da oposição e classificou o ato como um gesto “arbitrário”, “inusitado” e “alheio aos princípios democráticos”.
“A ocupação das Mesas Diretoras das Casas, que inviabilize o seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos”, afirmou o senador no comunicado.
Alcolumbre destacou que o Parlamento tem obrigações com o país e que o momento exige serenidade, diálogo e espírito de cooperação. Ele convocou uma reunião de líderes partidários com o objetivo de restabelecer o funcionamento regular do Congresso e permitir que todas as correntes políticas possam se expressar de forma legítima.
“Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população”, disse.
A manifestação ocorre após um grupo de parlamentares ter ocupado as mesas do plenário como forma de protesto contra decisões do Judiciário e do Executivo. O gesto provocou impasse no início das atividades legislativas após o recesso parlamentar.
Alcolumbre apelou ao “bom senso” e reforçou a necessidade de retomada da atividade legislativa regular, lembrando que o Parlamento é espaço de pluralidade, mas precisa garantir o andamento dos trabalhos em benefício da população.
