O blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios recebeu Fernando Ribeiro, presidente da OAB – Pernambuco, que participou da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, com vários advogados de todo este país em Belo Horizonte.
O presidente da República Lula (PT) indicou o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.
“O Flávio Dino é um jurista de história. Magistrado Federal de Carreira, mas há muito tempo exerce cargos públicos, o que causa preocupação muitas vezes as indicações, pois às vezes é encarregada de um cunho político muito forte. Então espero que Dino sendo nomeado para ministro da Suprema Corte realmente tenha um posicionamento independente da sua formação, da sua origem política e deixe de lado as questões políticas e observem realmente o que estabelece nossa constituição”, disse o advogado.
Sobre o manejo das indicações, Fernando acredita que ao ter uma formação de escolha de entidades diferentes, é permitido um maior equilíbrio ao ocupar cargos no STF.
Em relação a equipamentos que possibilitem a viabilização da advocacia em Pernambuco, Ribeiro afirmou que o projeto do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, é a interiorização no estado, com abertura de subseccionais como em São José do Egito, Ouricuri, Gravatá e São Lourenço da Mata.