23 de junho de 2017 às 17h01min - Por Mário Flávio

Raquel

Na noite dessa quinta-feira (22), Caruaru, foi a cidade escolhida para o lançamento do edital do Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, oferecido pelo Ministério da Cultura (MinC) a 500 iniciativas que difundem práticas de cultura popular.

Estiveram presentes a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Débora Albuquerque, representando o Ministério da Cultura; a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; o presidente da Fundação de Cultura e Turismo do município, Lúcio Omena; secretários municipais e representantes de várias manifestações culturais. O mestre de cerimônias foi o repentista caruaruense Rogério Meneses e houve, ainda, apresentações do Boi Tira Teima, Mazurca de Agrestina, Mamu Sebá e o teatro de mamulengos, além de João do Pife e a banda Dois Irmãos.

“Este é o maior edital em número de premiações e recursos já lançado pelo MinC para a cultura popular. E é uma honra para o MinC lançar este edital em Caruaru, um dos maiores celeiros de expressões culturais populares do Brasil”, destacou Débora Albuquerque. Os mais de 6 milhões de recursos investidos vão premiar 500 iniciativas da cultura popular brasileira, com R$ 10 mil cada.

A prefeita Raquel Lyra agradeceu o apoio do MinC para o São João de Caruaru e para o incentivo às manifestações populares. “Queria agradecer este momento de celebração da cultura popular em meio ao nosso São João, quando Caruaru se torna a capital de Pernambuco. O que diferencia a nossa festa junina são essas manifestações culturais”, ressaltou. Um acordo firmado entre Prefeitura e MinC garantiu R$ 300 mil para a realização do São João.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro