Prefeitura do Recife abre consulta pública para contribuição da sociedade no Manual de Desenho Urbano do Município

Mário Flávio - 18.04.2023 às 10:07h

A Prefeitura do Recife avança no cumprimento do Plano de Mobilidade Urbana. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realizou uma reunião com lideranças da sociedade civil organizada, envolvendo organizações como movimentos sociais, universidades e conselhos profissionais.

O objetivo é garantir a participação social na publicação “Manual de Desenho Urbano – Um Guia para as Ruas do Recife”, que vai estabelecer parâmetros para a divisão do espaço público na cidade, focando, principalmente, na mobilidade e segurança viária das pessoas. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (17) e toda a sociedade é chamada para contribuir até a sexta-feira (28), com sugestões através do site da CTTU (cttu.pe.gov.br).

Esse é mais um produto do Plano de Mobilidade do Recife, que contou com extensa participação social ao longo do processo. Agora, a Prefeitura do Recife convoca a população para dar opinião sobre o Manual de Desenho Urbano, que servirá como base para o desenvolvimento dos projetos de mobilidade. “O manual de desenho urbano do Recife ele pode ser identificado como uma vanguarda no Brasil por seguir essa priorização de mobilidade das pessoas, alinhados com alguns parâmetros das boas práticas internacionais que são postas no Guia Global de Desenho de Ruas da GDCI”, destacou a coordenadora local no Brasil da GDCI, Beatriz Rodrigues.

“O compromisso de construir uma cidade para as pessoas não é algo simples. Envolve o conhecimento do comportamento das vias, envolve dar prioridade para os mais frágeis no trânsito e, também, admitir que o espaço público deve ser ocupado e também um lugar de encontros, de vivências, é esse o nosso objetivo e, por isso, estabelecemos esses parâmetros no manual”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.