15 de agosto de 2013 às 18h25min - Por Mário Flávio

Audiência Pública em Palmares

Palmares realizou no dia 14 de agosto Audiência Pública de resíduos sólidos, em que foi debatido quais as melhores soluções do destino do lixo em nossa cidade. O evento foi realizado no Cine Teatro Apolo e contou com participação popular, além de empresas que atuam com tecnologias de reciclagem do lixo.

A ideia é realizar entre Palmares e cidades vizinhas circunvizinhas um consórcio onde seja depositado os resíduos, para que uma empresa de reciclagem de lixo reutilize todo o material. Uma empresa de reciclagem de lixo é a melhor solução para a população, diferentemente dos aterros sanitários, pois se eles não forem bem cuidados, se transformam em aterros controlados, e de acordo com dados do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), 92,5% dos aterros controlados se transformam em lixões.

Compuseram a mesa da Audiência o Prefeito dos Palmares, João Bezerra (PSB); Lenivaldo Lima, Presidente do Conselho Gestor de Políticas Público Privadas; Luciano Rodrigues Filho, Presidente da Câmara dos Palmares, Francisco de Assis Alves, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, além do Prefeito de Jaqueira, Marivaldo Andrade, Laércio Queiroz, consultor do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul de Pernambuco (COMSUL) e do inspetor do Tribunal de Contas de Pernambuco, Antônio Peixoto.

No Brasil existe a lei dos resíduos sólidos que diz que os municípios terão até o dia 2 agosto de 2014 para se adequar. Está proibido o lançamento de resíduos sólidos a céu aberto. A determinação é que até esta data, não poderá mais existir lixão no país.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro