5 de março de 2012 às 12h00min - Por Mário Flávio

Em resposta ao comentário postado no blog por um integrante da oposição, a Prefeitura de Caruaru esclarece:

Os dados do Índice de Desenvolvimento do SUS compreendem o período de 2008 a 2010, antes da instalação do Pacto Pela Saúde, criado pelo prefeito José Queiroz, em agosto de 2011.

Após a implantação do Pacto pela Saúde, a rede de saúde aumentou sua capacidade de atendimento em mais de 30%. Ano passado, com a reabertura da Casa de Saúde Bom Jesus e o Hospital Jesus Nazareno, 4.380 mulheres deram luz em Caruaru.

O Pacto pela Saúde, também, reabriu a Policlínica do Vassoural e implantou a primeira UPA Municipal do Brasil. Mais de 37 atendimentos de urgência e emergência foram realizados desde a inauguração. Quem utiliza o serviço, percebe o ambiente humanizado e acolhedor que é a UPA Municipal.

Outra conquista dos caruaruenses, através do Pacto pela Saúde, foi a total reestruturação e ampliação dos serviços do Centro de Saúde da Boa Vista I que atende uma média de 3700 pessoas por mês.

Para este ano de 2012, importantes obras e ações estão dando continuidade ao melhoramento da rede de saúde municipal, através do Pacto pela Sáude. A construção de duas UPAS nos bairros  aumentará a capacidade de oferta de serviços no setor de média complexidade. A implantação do Hospital Mestre Vitalino também vem reforçar e melhorar a qualidade do SUS em nossa cidade. A unidade será destinada para atendimentos de média e alta complexidade e vai beneficiar mais de 1,2 milhões de habitantes de todos os 32 municípios que compõem a IV Gerência Regional de Saúde, com sede em Caruaru. A construção já começou e será concluída em 18 meses, com investimento de R$ 74 milhões.

Quanto à Secretaria de Educação, em apenas três anos o índice de analfabetismo foi reduzido nas escolas municipais em mais de 50%, 7 novos ônibus foram adquiridos para o transporte escolar da zona rural. Hoje todos os alunos recebem fardamento gratuito e o leite, adicionado na merenda é distribuído a mais de 15 mil estudantes do ensino fundamental. Os professores também recebem kits e a Prefeitura realizou o maior concurso da história para a categoria, contratando 600 profissionais. Tantos avanços renderam à Prefeitura três prêmios nacionais, além da melhoria do IDEB.

Na questão do meio-ambiente, a Prefeitura lembra que está desenvolvendo o mais importante programa no setor já realizado na cidade. Dois parques foram inaugurados (Severino Montenegro e Baraúnas) e mais três estão em construção: Janelas para o Rio, Dr Vieira e Rendeiras. A Prefeitura lembra, ainda, que assegurou, junto aos Governos do Estado e Federal, recursos para iniciar o trabalho de recuperação do rio Ipojuca.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro