17 de fevereiro de 2018 às 10h14min - Por Mário Flávio

NOTA OFICIAL

Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Bezerros recebeu o resultado laboratorial para febre amarela dos dois pacientes que residem em Bezerros. O paciente do sexo masculino, de 45 anos, teve a confirmação positiva para febre amarela, já a sua filha teve o resultado negativo para a doença.

Ambos estiveram em Mairiporã-SP no final de 2017, e ao retornarem de viagem em janeiro deste ano, apresentaram os sintomas. A cidade está localizada na Região Metropolitana de São Paulo, portanto, faz parte da área de risco para a doença, e os pacientes não tomaram a vacina antes de viajar.

O homem teve alta médica desde o dia 29 de janeiro de 2018 e encontra-se recuperado, com suas atividades de rotina normalizadas. O departamento de Vigilância Sanitária de Bezerros intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, principalmente próximo à residência do paciente, apesar de saber da possibilidade muito remota do mesmo transmitir a febre amarela.

A Secretaria Municipal de Saúde, conforme recomendação do Ministério da Saúde, tem garantido a vacina para todas as pessoas que forem viajar para áreas de risco, lembrando que é importante que a mesma seja administrada com no mínimo 10 dias de antecedência da data da viagem. Por último, a Prefeitura de Bezerros informa que na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, às 11h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, haverá uma reunião com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde, incluindo as equipes de nível central, da IV GERES e da Vigilância Epidemiológica de Bezerros, com o objetivo de tratar sobre a febre amarela.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro