Prefeito de Garanhuns quer levar unidade da UFPE para a cidade

Mário Flávio - 25.01.2013 às 10:25h

20130125-004805.jpg

O Prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PTB), o deputado federal Fernando Ferro (PT) e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, estiveram reunidos para debater as possibilidades de uma maior incursão da UFPE naquele município. A audiência foi um primeiro encontro para que se manifestasse o interesse de Garanhuns tornar-se uma cidade referência de educação e desenvolvimento na região: “se tivermos ousadia e colocarmos a educação como prioridade para o nosso desenvolvimento, todos veremos os resultados”, garantiu o prefeito.

Ficou agendada uma visita oficial da UFPE ao município logo nas primeiras semanas de março, quando, juntos, será feita uma avaliação de como tornar concreta a parceria de comum interesse entre a prefeitura e a universidade. Tomando o processo de interiorização das universidades públicas promovido pelo ex-presidente Lula e continuado pela presidente Dilma Rousseff como mote, o deputado federal Fernando Ferro iniciou a reunião recordando que o modelo de desenvolvimento para uma cidade como Garanhuns deve se consolidar também na área do conhecimento e tecnologia. Defendeu, portanto, que Garanhuns poderia, na realidade, transformar-se num pólo de produção de conhecimento na região.

O reitor Anísio Brasileiro assegurou o interesse de “a universidade ir para Garanhuns”. A ideia de Brasileiro é que depois de conversar com um colegiado técnico da universidade, reunindo professores e pesquisadores, e tendo sido feita também a visita de março, se possa traçar estratégias de como se dará essa ida.