O requerimento que pedia a retirada de pauta da reforma da Previdência foi descartado pela ampla maioria do plenário da Câmara dos Deputados na noite dessa terça-feira (9). O pedido para pôr fim à apreciação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 foi rejeitado por 313 votos a 117 – placar que, para os defensores da reforma, mostra o apoio parlamentar ao texto. Veja abaixo como votou cada deputado.
“É um bom sinal”, comentou ao Congresso em Foco o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), lembrando que apenas 448 deputados votaram no requerimento. No início da sessão, 505 parlamentares estavam presentes. Por isso, o governo acredita que, se esse quórum se repetir, será possível obter os 308 votos necessários à aprovação da reforma com uma certa folga.
A votação da PEC 6/2019, porém, ficou para esta quarta-feira (10) por conta do longo tempo de debates. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), as discussões, que começaram por volta das 20h de terça-feira e entraram pela madrugada desta quarta, serão retomadas às 10h30.