O PMDB segue na trajetória de ser um dos partidos mais fortes e enigmáticos do Brasil. Mesmo sem disputar a presidência da República nas últimas eleições e fazer alianças com partidos de todas as tendências ideológicas, o partido sabe como nenhum outro a receita de se manter no poder. A prova disso é a eleição desse ano. A legenda saiu vitoriosa em 1024 municípios do Brasil e segue sendo o partido com o maior número de prefeitos eleitos em todo o território nacional.
O segundo lugar nesse ranking é do PSDB com 702 prefeituras, com o PT ficando na terceira posição com 635 prefeitos eleitos. Seguem o novato PSD com 497, o PP com 469 e o PSB com 442. Os demais partidos estão abaixo de 400 prefeitos eleitos. O PMDB ficou no comando da prefeitura do Rio de Janeiro, a principal conquistada na eleição de 2012. O partido ainda conta com cinco governadores: Sérgio Cabral (RJ); Roseana Sarney (MA); Silval Barbosa (MT); André Puccinelli (MS) e Confúcio Moura (RO).
A sigla ainda conta com a segunda maior bancada na Câmara Federal, com 78 deputados eleitos, só perdendo para o PT com 88. Já no Senado o partido tem a maior bancada com 19 senadores, contra 13, do PT. Além disso, o PMDB ocupa a vice-presidência de Dilma Roussef (PT). Um partido que vai ser essencial para qualquer aliança nas eleições de 2014 e 2016. Abaixo o gráfico com a quantidade de prefeitos eleitos pelos partidos em 2012.