8 de março de 2017 às 06h59min - Por Mário Flávio

roberto-tavares-divulgação

O governo Michel Temer anunciou nesta terça-feira (7), durante a segunda reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), 55 novas concessões à iniciativa privada incluindo rodovias, ferrovias, terminais portuários, linhas de transmissão de energia e empresas estaduais de saneamento, entre elas a Compesa.

Segundo o presidente da República, os novos projetos vão proporcionar R$ 45 bilhões em novos investimentos nas áreas de energia, transportes e saneamento, com a criação de 200 mil novos empregos diretos e indiretos.

“Precisamos fazer logo isso porque o que mais almejamos é exatamente o combate ao desemprego no país”, disse Michel Temer.

Durante a reunião, o Ministério de Minas e Energia apresentou uma proposta de licitação de 35 lotes de linhas de transmissão de energia em 17 estados, com investimentos de R$ 12,8 bilhões.

Já o Ministério dos Transportes relacionou projetos de concessões em rodovias, ferrovias e portos. O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Moreira Franco, destacou que, dos projetos apresentados na primeira leva do PPI, já foram assinados três contratos: dois de prorrogação de terminais portuários e um da privatização da CELG (Centrais Elétricas de Goiás).

No próximo dia 16, haverá o leilão dos Aeroportos de Fortaleza, Florianópolis, Salvador e Porto Alegre, no dia 23 de dois terminais no Porto de Santarém (PA) e no dia 20 de abril do terminal de Trigo do Rio de Janeiro.

Por meio de nota, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, negou que a empresa será privatizada. Ele disse que ela está buscando PPPs regionalizadas, a exemplo da que já foi feita para o programa “Cidade Saneada”, com a finalidade de atender ao mais número de pernambucanos no menos espaço de tempo possível.

Disse também que a Compesa contratou uma consultoria para analisar qual o tipo de modelagem que melhor se adequa ao projeto que pretende executar.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro