PF instala gabinete de crise para investigar atos em Brasília

Jorge Brandão - 09.01.2023 às 08:55h
Foto: Reprodução

Do Poder360

A PF (Polícia Federal) instalou um gabinete de crise nesse domingo (8) para “coordenar as ações e identificar os autores” de ataques aos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal) realizados por extremistas.

Em manifestação contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bolsonaristas radicais depredaram as sedes das instituições neste domingo. Em nota, a PF informou que as ações para identificação dos manifestantes já foram iniciadas, com perícias nas instalações físicas das sedes dos Três Poderes e com sistemas de identificação facial.

O presidente Lula decretou intervenção federal na segurança pública de Brasília até 31 de janeiro em razão dos ataques ao patrimônio público. O interventor será Ricardo Garcia Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o planejamento de segurança na capital federal foi “insuficiente”. Dino havia autorizado o uso da Força Nacional para a atuação durante o fim de semana, que só chegou à região da Esplanada dos Ministérios após o início dos ataques.