16 de agosto de 2012 às 19h54min - Por Mário Flávio

Com informações do Blog da Folha

O candidato do PT à Prefeitura do Recife, Humberto Costa, volta a sofrer decréscimo na terceira pesquisa de intenção de voto da Folha/TV Globo/Ibope, divulgada nesta quinta-feira. Apesar de se manter à frente da corrida sucessória, o petista surge agora com 32%. Em julho, o senador tinha 40% e passou para 35% no final do mês. O socialista Geraldo Julio tem agora 16% e fica empatado com Mendonça Filho (DEM), que também tem 16% das menções dos eleitores da capital pernambucana. O socialista tinha 5% na primeira rodada e 12% na segunda. O democrata, por sua vez, passou por uma estabilidade verificada entre a primeira e segunda rodada, quando se apresentava com 20%.

Daniel Coelho (PSDB) é mencionado por 10% do eleitorado recifense (eram 7% na pesquisa passada). Os prefeituráveis Edna Costa (PPL), Esteves Jacinto (PRTB), Roberto Numeriano (PCB) e Jair Pedro (PSTU) têm, no máximo, 2% das intenções de voto cada um. Em relação à rodada anterior, o percentual de entrevistados que declararam a intenção de votar em branco ou anular o voto, como também os que não sabem ou preferem não opinar ficam estáveis (respectivamente, 15% e 8%).

Espontânea
A pesquisa Folha/TV Globo/Ibope também mostra o cenário onde a pergunta ao entrevistado é feita sem a apresentação dos nomes dos candidatos a prefeito do Recife. Humberto Costa tem 15%, Geraldo Julio tem 11% e Mendonça aparece com 7%. Eram 11%, 6% e 6%, respectivamente, na pesquisa passada. Daniel Coelho tem 4% e os demais prefeituráveis não atingiram 1% das menções. Pelo menos 16% dos recifenses estão dispostos a votar em branco ou anular o voto para prefeito.

Neste mesmo cenário, 45% dos eleitores estão indecisos ou preferiram não responder (12 pontos percentuais a menos do que na rodada anterior). Essa diferença se explica pelo fato de que os candidatos passam a ficar mais conhecidos com o avanço da campanha eleitoral. Fato que deve se acentuar ainda mais com a chegada do guia eleitoral no próximo dia 21.

Metodologia
A pesquisa Folha/TV Globo/Ibope foi realizada entre os dias 13 e 15 de agosto e ouviu 805 eleitores. A margem de erro é de 3 (três) pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%. O número de registro no Tribunal Regional Eleitoral é 00068/2012.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro