Pesquisa Meio/Ideia mostra Lula na liderança e empate técnico com Flávio Bolsonaro no segundo turno

Mário Flávio - 06.05.2026 às 10:29h

Pesquisa Meio/Ideia divulgada nesta quarta-feira (6) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança das intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2026. No cenário estimulado apresentado pelo levantamento, Lula aparece com 40% das intenções de voto, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro, que soma 36%.

Na sequência aparecem Ronaldo Caiado, com 5,6%, Romeu Zema, com 3%, e Ciro Gomes, com 2,3%. Também foram citados Augusto Cury (Avante), com 1,5%, Renan Santos (Missão), com 1,4%, Aldo Rebelo, com 0,8%, e Cabo Daciolo, com 0,3%.

Os votos brancos e nulos somaram 3,7%, enquanto 5,4% dos entrevistados disseram estar indecisos. Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em abril, Lula manteve os mesmos 40%, enquanto Flávio Bolsonaro oscilou de 37% para 36%.

O levantamento também simulou um eventual segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro. Nesse cenário, os dois aparecem em empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Flávio Bolsonaro registra 45,3% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 44,7%.

Na rodada anterior, divulgada em abril, ambos apareciam exatamente empatados, com 45,8% cada. Os votos brancos e nulos no cenário de segundo turno chegam a 6,5%, enquanto 3,5% dos entrevistados se declararam indecisos.

A pesquisa foi encomendada pelo Instituto Meio e ouviu 1.500 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 1º e 5 de maio. O nível de confiança do levantamento é de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-05356/2026-BRASIL.