22 de agosto de 2012 às 09h16min - Por Mário Flávio

Com informações do Blog do Magno

Se as eleições para prefeito de Caruaru fossem hoje, o prefeito José Queiroz (PDT) seria eleito com 43% dos votos, segundo revela nova pesquisa do Instituto Opinião contratada pelo blog de Magno Martins. A candidata do DEM, Miriam Lacerda, viria em seguida com 38%, uma diferença de cinco pontos percentuais. O candidato do PSOL, Fábio José, teria apenas, 1,2%. Brancos e nulos somam 6,8% e indecisos 10,5%.

No contexto

Pesquisa Magno/Opinião – Zé Queiroz lidera rejeição com 25%, seguido de Miriam com 21% e Fábio com 20,6%

Em relação à primeira pesquisa Opinião em Caruaru, realizada entre os dias 31 de março e 1 de abril deste ano, Queiroz subiu oito pontos, de 35% para 43%. Miriam também oscilou quatro pontos positivamente, de 34% para 38%. E Fábio cresceu de 0,3% para 1,2%. Na sondagem espontânea, Queiroz também lidera o novo levantamento.

Aparece com 38% das intenções de voto contra 33%, a mesma diferença da sondagem estimulada, enquanto Fábio tem apenas 0,7%. Nesta situação, brancos e nulos somam 6,5% e 21,5% se apresentaram como indecisos ou não souberam responder.

Entre os dias 18 e 19 o Instituto Opinião ouviu 600 eleitores em Caruaru nas seguintes localidades: bairros: Agamenon Magalhães, Alto do Moura, Boa Vista I e II, Caiucá, Cedro, Centenário, Centro, Cidade Jardim, Divinópolis, Indianópolis, Inocoop, Jardim Panorama, João Mota, José Carlos de Oliveira e Kennedy

E ainda: Loteamento José Liberato, Luiz Gonzaga, Maria Auxiliadora, Maria Goreth, Maurício de Nassau, Monte Bom Jesus, Nova Caruaru, Petrópolis, Rendeiras, Riachão, Salgado, Santa Rosa, São Francisco, São João da Escócia, Universitário, Vassoural e Vila Padre Inácio.

E com os moradores da zona rural foram realizadas nas seguintes localidades: Cachoeira Seca, Juá, Lajes, Murici, Rafael e Terra Vermelha. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-00075/2012, com uma margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O prefeito tem seus melhores percentuais de intenção de voto entre os eleitores com grau de instrução superior (54%), entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (50%) e entre os que estão na faixa etária de 35 a 34 anos (48,6%).

Suas menores taxas estão situadas entre os eleitores com grau de instrução entre a 5ª a 8ª séries (36%), entre os que têm renda familiar até um salário (39%) e entre os eleitores jovens na faixa etária de 16 a 24 anos (40%). Por sexo, Queiroz tem a preferência das mulheres – 47% contra 39% dos homens.

Já a democrata Miriam Lacerda tem maiores indicadores de voto entre os eleitores jovens (48%), entre os que têm renda familiar até um salário mínimo (46%) e entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (46%).

As menores taxas de intenção de voto se concentram entre os eleitores com grau de instrução superior (29%), entre os que estão na faixa etária de 25 a 34 anos (31%) e entre os que têm renda entre três e cinco salários (31%). Por sexo, tem a preferência de 41% dos homens contra 35% das mulheres.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro