20 de agosto de 2012 às 02h54min - Por Mário Flávio

Segundo pesquisa do Instituto Exatta encomendada pela Folha de Pernambuco, Miriam Lacerda (DEM) aparece na frente na corrida eleitoral em Caruaru. A democrata tem 41% das intenções de voto, contra 34% de Zé Queiroz (PDT), candidato a reeleição. O candidato Fãbio José (PSOL) foi citado por 2% dos entrevistados. O Exatta realizou o levantamento entre os dias 14 e 16 de agosto, com 453 pessoas. Ainda de acordo com a consulta, 9% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos postos e 14% não opinaram ou não souberam responder. A margem de erro da pesquisa é de 4,6 pontos.

O cenário político de Caruaru já foi avaliado outras duas vezes pela Exatta, nos meses de janeiro e maio deste ano, nas duas ocasiões os candidatos ainda não estavam definidos. Fazendo um comparativo entre os dois momentos anteriores e a consulta de agora é possível observar o caminho percorrido pelos candidatos e também que houve uma aproximação entre os números dos dois. Em janeiro, a candidata que hoje está na frente da pesquisa tinha 31% das intenções de votos, em maio ela subiu para 43% e, portanto, agora registrou uma discreta queda de dois pontos percentuais na pesquisa de agosto.

José Queiroz, na primeira consulta realizada em Caruaru, obteve 35% das intenções de voto, em seguida, no mês de maio, caiu para 31% e, agora em agosto, obteve uma pequena recuperação chegando ao percentual de 34%. Apesar de ter melhorado, o gestor ainda está sete pontos atrás da postulante democrata.

A candidata do DEM tem maior simpatia do eleitorado feminino e isso se traduziu nos números da pesquisa, onde a prefeiturável foi a preferência de 42% das 255 mulheres que responderam ao levantamento, contra 31% do pedetista. O psolista ficou com apenas 1% das intenções das eleitoras. Com relação à faixa etária Miriam Lacerda obteve sua melhor pontuação entre os mais jovens, com idade entre 16 e 24 anos (48%).

José Queiroz ficou melhor posicionado na faixa que vai dos 35 aos 44 anos (39%); já Fábio José obteve 2% em todas as faixas etárias, exceto na que vai de 45 a 59 anos, onde teve 1% da preferência dos eleitores.

ESPONTÂNEA – Na pesquisa espontânea, ou seja aquela em que o entrevistador não apresenta o nome dos candidatos para os entrevistados da pesquisa, pela primeira vez, Miriam lidera a corrida eleitoral. Ela foi citada por 32% dos entrevistados, enquanto que 29% declararam que votariam no atual prefeito; 30% não souberam ou não opinaram sobre a questão e 9% não votariam em ninguém. O candidato Fábio José não foi lembrado no levantamento espontâneo.

20120820-025422.jpg


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro