Pesquisa Folha/IPESPE/Petrolina: Simão Durando lidera disputa, com 53% e pode ganhar no primeiro turno

Mário Flávio - 04.09.2024 às 05:54h

A primeira rodada de pesquisas de intenção de votos para a Prefeitura de Petrolina, no Sertão, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta quarta-feira (4), mostra que o prefeito Simão Durando (União Brasil) lidera a disputa.

Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado –, Durando tem 53% das intenções de voto, seguido por Dr. Júlio (PSDB), com 22%; Odacy Amorim (PT), com 8%; Lara Cavalcanti (PL), com 5%; e Dr. Marcos (AGIR), com 1%. A candidata Maria Clara (UP) foi citada, mas não chegou a atingir 0,5% da preferência dos entrevistados.

O percentual de entrevistados que disse que não votaria em nenhum dos candidatos, votaria em branco ou anularia o voto foi de 7%. Já os que não sabem ou não responderam somam 4%.

A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.

De acordo com a diretora Executiva do IPESPE, Marcela Montenegro, os cenários dessa pesquisa mostram que a eleição finalizaria no primeiro turno, com Durando sendo o vencedor.

“Se for transformar isso (os dados da pesquisa estimulada) em votos válidos passa de 50% mais um, então é um cenário de primeiro turno no momento”, explicou Marcela.