14 de agosto de 2013 às 21h25min - Por Mário Flávio

Senador Armando Monteiro

O senador Armando Monteiro Neto, do PTB, aparece como o principal nome na corrida para 2014, em pesquisa de opinião realizada pelo PSC Nacional. Em todos os cenários com as intenções de voto da pesquisa estimulada do PSC Nacional, o senador Armando Monteiro Neto lidera, seguido de João Paulo, do PT. O único cenário em que ele não lidera é a pesquisa espontânea, em que não são apresentados cartões aos entrevistados. Nesta, o governador Eduardo Campos aparece em primeiro lugar, com 21%. João Paulo tem 4% e Monteiro, 2%. Jarbas e João Lyra aparecem com 1%, como Fernando Bezerra Coelho e Lula Cabral. Um total de 57% dos entrevistados responder que não sabia ou não opinou.

No contexto

Armando Monteiro em tom de pré-candidato: “Pernambucano tem hoje mais ambição do que tinha há 8 anos”

Instituto Opinião – Em Caruaru, João Lyra lidera com 38,8% para governo de Pernambuco

O levantamento aponta seis cenários. Armando Neto chega a ter 27% e João Paulo 24%, quando disputa com nomes como Lula Cabral (8%), Julio Lossio (2%) e Paulo Câmara (1%). O mesmo se repete quando os nomes são os mesmos e Tadeu Alencar (15) é introduzido na disputa. Igualmente, o teste mostra que a introdução do nome de José Múcio (5%) não aletra muito a vantagem de Armando Neto (25%) e João Paulo (23%) nas cabeças. Neste cenário, o que cresce mesmo são os bancos e nulos e os que dizem não sabem (21%) ou não opinar (16%).

Isolados, os nomes de Fernando Bezerra Coelho e João Lyra não conseguem reverter a liderança de Armando Neto e João Paulo. Nos dois cenários em que eles são apresentados, ficam sempre na faixa dos 7% e 8%, contra 25% de Armando e 22% de João Paulo, segundo este levantamento. Só há redução nos percentuais do senador do PTB e o deputado do PT com os dois juntos na disputa, em um cenário em que João Lyra tem 7% e Fernanbo Bezerra, 6%. Neste cenário, Armando cai para 19% e João Paulo 19%.

REJEIÇÃO

O senador do PTB também teria a menor rejeição, com 10%. A segunda menor rejeição seria de Júlio Lóssio, com 12%, igual ao ministro Fernando Bezerra Coelho, Lula Cabral e Paulo Câmara. João Paulo e João Lyra surgem com 13% de rejeição, cada um

A maior rejeição é atribuída a José Múcio Monteiro, com 19%. tadeu Alencar dá sua contribuição com 14%.

A sondagem – realizada pelo instituto Ulrich Pesquisa & Marketing a pedido do PSC nacional e obtida com exclusividade pelo Blog de Jamildo – foi realizada entre os dias 23 e 26 de julho com 1.001 pessoas, em 50 municípios pernambucanos. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com informações do Blog de Jamildo

Foto: Ana Luisa Sousa/ Divulgação


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro